segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Exercícios das primeiras civilizações (história)


01. (UFCSPA/RS - 2009) A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso = meio e potamos = água) e significa “terra entre rios”. A fertilidade desta região, localizada em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios. Sobre a civilização mesopotâmia, na Antiguidade Oriental, analisar os itens abaixo:

I – A estrutura social baseava-se na existência de uma pequena elite, controladora de uma vasta população que estava submetida ao trabalho compulsório, característica de um governo despótico, de fundamento teocrático, que domina todos os grupos sociais.
II – O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela administração de estoques de alimentos.
III – Na religião mesopotâmia, o governante era representado e compreendido por seus súditos mais como uma divindade viva do que como um representante dos deuses.
IV – Em termos políticos, a Mesopotâmia caracterizou-se por ter, na instituição monárquica, personificada no governante, o seu principal fator de unidade.

Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens I, III e IV.
d) Somente os itens II e IV.
e) Todos os itens.

02. (UFAM – 2006) “Se um homem alugar  um boi ou um asno, e se nos campos o leão matar o gado, é o proprietário do gado quem sofrerá a perda. Se um homem bater em seu pai, terá as mãos cortadas. Se um homem furar o olho de um homem livre, ser-lhe-á furado o olho”. Sendo um dos primeiros códigos de lei de que se tem conhecimento, este texto está associado:

a) Ao Império Babilônico sob o reinado de Hamurabi.
b) Ao Império Persa sob a dinastia de Talião.
c) Ao Império Persa sob o reinado de Cambises ll.
d) Ao Egito sob o reinado de Amenófis l.
e) A Sociedade ateniense sob a direção de Péricles.

03. (UFSC - 2006) “Bagdá – O famoso tesouro de Nimrud, desaparecido há dois meses em Bagdá, foi encontrado  em boas condições em um cofre no Banco Central do Iraque em Bagdá, submerso em água de esgoto, segundo informaram autoridades do exército norte-americano. Cerca de 50 itens, do Museu Nacional do Iraque, estavam desaparecidos desde os saques que seguiram à invasão de Bagdá pelas forças da coalizão anglo-americana. Os tesouros de Nimrud datam de aproximadamente 900 a.C. e foram descobertos por arqueólogos iraquianos nos anos 80, em quatro túmulos reais na cidade de Nimrud, perto de Mosul, no norte do país. Os objetos, de ouro e pedras preciosas,  foram encontrados no cofre do Banco Central, em Bagdá, dentro de um outro cofre, submerso pela água da rede de esgoto. Os tesouros, um dos achados arqueológicos mais significativos do século 20, não eram expostos ao público desde a década de 90. Uma equipe de pesquisadores do Museu Britânico chegará na próxima semana em Bagdá para estudar como proteger os objetos.” O ESTADO DE SÃO PAULO. Versão eletrônica. São Paulo: 07 jun. 2003. Disponível em: www.estadao.com.br. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) em relação às sociedades que se desenvolveram naquela região na Antigüidade:

01) A região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se localizam os territórios do Iraque, do Kweite (Kwait) e parte da Síria, era conhecida como Mesopotâmia.
02) Na Mesopotâmia viveram diversos povos, entre os quais podemos destacar os sumérios, acádios, assírios e babilônios.
04) A religião teve notável influência na vida dos povos da Mesopotâmia. Entre eles surgiu a crença em uma única divindade (monoteísmo).
08) Os babilônios ergueram magníficas construções feitas com blocos de pedra, das quais são exemplos as pirâmides de Gisé.
16) Os povos da Mesopotâmia, além da significativa contribuição no campo da Matemática, destacaram-se na Astronomia e entre eles surgiu um dos mais famosos códigos de leis da Antigüidade, o de Hamurábi.
32) Muitos dos povos da Mesopotâmia possuíram governos autocráticos. Entre os caldeus surgiu o sistema democrático de governo.

04. (UFSCAR – 2000) Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de:

a) solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional;
b) difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas;
c) entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos;
d) riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos;
e) terra firme, distanciada de rios e de curso d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.

O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de história com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.br  

Respostas: 01 – B; 2 – A; 3 – 19 (01+02+16); 4 – A.

3 comentários:

  1. Olá, bom dia.
    Me explique uma coisa por favor, veja esta alternativa da atividade 1:
    O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela administração de estoques de alimentos.
    Esse termo Estado é bem aplicado ai? Não confunde os alunos, visto que, se trata de uma civilização com Cidades-Estados? Se possível me retorne breve... Compreendo que é no sentido do governo local, minha dúvida é quanto ao raciocínio do aluno.

    ResponderExcluir
  2. "Cara Sabrina, o termo está aplicado corretamente, e se refere ao poder político, independentemente da forma de organização. Não importa a forma de organização (Cidade-Estado, Estado Moderno, etc) e nem mesmo o sistema adotado (Capitalista, Socialista, etc); quando nos referimos ao Estado, trata-se do poder político vigente, do governo (Ex: Empresas Estatais são aquelas que pertencem ao governo, Obras Estatais são aquelas feitas pelo governo, etc). Esperamos ter esclarecido a dúvida. Atenciosamente, equipe REDE EDUCACIONAL".

    ResponderExcluir