sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Exercícios de Anomalias climáticas e climas do Brasil (geografia)

01. (UNEAL - 2009) A imagem abaixo refere-se a qual problema ambiental?
a) Ilha de Calor
b) Chuva ácida

c) Efeito estufa
d) Eutrofização

e) Salinização


02. (UFV/MG – 2009)Analise as figuras abaixo, que representam climogramas:


Com base na análise dos climogramas e nos conhecimentos sobre os tipos de climas, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a sequência de climas:
a) Equatorial, Tropical Semiárido e Tropical de Altitude.
b) Tropical de Altitude, Equatorial e Tropical Semiárido.

c) Equatorial, Tropical Úmido e Tropical Semiárido.

d) Tropical Semiárido, Tropical de Altitude e Equatorial.


03. (UFRN – 2009) O clima do Brasil é influenciado pela atuação de diferentes massas de ar. A respeito das massas de ar que interferem nas condições climáticas do país pode-se afirmar que

a) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Norte e no inverno sua atuação limita-se ao litoral nordestino e a Amazônia Ocidental.

b) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Sul e no inverno atua sobre o litoral nordestino, a Amazônia Ocidental e as regiões Sul e Sudeste.
c) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Depressão do Chaco e sua influência no Brasil abrange o sul das regiões Norte e Nordeste.
d) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Amazônia e sua influência no Brasil restringe-se as regiões Norte e Centro-Oeste.



04. (FUVEST/SP) As afirmações seguintes relacionam-se a acordos internacionais – Rio de Janeiro (1992) e Kyoto (1997) – para redução da emissão de gases que intensificam o efeito-estufa (gases-estufa):

I - Os Estados Unidos, destaque nas negociações, são o principal país a emitir gases-estufa devido ao grande volume de sua atividade econômica.

II - O Brasil propôs, no Rio de Janeiro, que um país possa comprar, de outro, parte da cota de emissão de gases-estufa.

III - Os acordos internacionais esbarram em interesses dos produtores de petróleo e de automóveis.

IV - Os países, em Kyoto, concordaram em diminuir, no início do século XXI, a emissão de gases-estufa. Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, II, III e IV.

d) II e IV.

e) II, III e IV.

O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de geografia com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.combr

Gabarito: 01 – A; 02 – C; 03 – B; 04 – B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário