terça-feira, 28 de setembro de 2010

FEIÇÕES FLUVIAIS – Características principais dos rios (geografia)


01. (UEL/PR – 2008) Quando a maior parte do volume das águas depende do derretimento de geleiras ou do degelo de picos nevados, o rio se encontra na categoria:

a) arreica.

b) exorreica.

c) jusante.

d) montante.

e) nival.

02. (UEPG/PR) Sobre os rios, seus elementos, erosão, transporte e sedimentação fluviais, assinale o que for correto.

01. Nas regiões que normalmente coincidem com o seu curso superior, onde a maior declividade do terreno acarreta maior velocidade das águas, a ação erosiva de um rio é menos intensa.

02. Os rios de planalto geralmente possuem grande força hidráulica e têm importância para a produção de energia elétrica, fundamental para o desenvolvimento industrial.

04. As planícies de inundação ou aluvionais são formadas por ocasião das cheias dos rios.

08. As pequenas partículas de sedimentos, tais como silte e argila, são transportadas em suspensão constituindo-se na carga de suspensão de um rio.

16. Dando-se as costas para suas nascentes, à direita ficam as margens direitas e, à esquerda, as margens esquerdas.

03. (UEPG/PR – 2009) As características do relevo da América do Sul e, mais especificamente, do território brasileiro, fazem com que tenhamos no Brasil importantes rios, que fluem nas mais diferentes direções. Sobre este assunto, assinale o que for correto.

01. Rio São Francisco, conhecido como Rio da Integração Nacional, flui predominantemente no sentido sul–norte, com tendência sudoeste–nordeste e com deslocamento oeste–leste na sua porção final.

02. O Rio Paraná, que tem um importante potencial hidrelétrico, flui no sentido norte–sul, com tendência nordeste–sudoeste.

04. O Rio Amazonas, o de maior volume de águas do mundo, flui no sentido oeste–leste; ele nasce na Cordilheira dos Andes e deságua no Oceano Atlântico.

08. O Rio Paranapanema, que faz a divisa entre São Paulo e o Paraná ao norte de nosso estado, e o Rio Iguaçu, de grande potencial hidrelétrico, fluem predominantemente de leste para oeste, para o interior do continente.

16. O Rio Tocantins, importante afluente do Rio Amazonas, flui na direção norte– sul.

04. (FMN/PE – 2009) O Brasil apresenta uma das maiores riquezas hidrográficas do planeta. Embora pobre em lagos naturais, nosso território é fartamente banhado por rios extensos e caudalosos, configurando bacias fluviais de significativas dimensões e influências. Sobre isso, considere as seguintes proposições:

I. A Bacia Amazônica é a que apresenta maior potencial hidráulico do Brasil.

II. A Bacia do Paraná caracteriza-se pelo predomínio de rios de planície, com baixo aproveitamento hidrelétrico.

III. As usinas hidrelétricas de Itaparica e Moxotó localizam-se na Bacia do São Francisco.

IV. O Rio São Francisco apresenta-se, na atualidade, bastante assoreado, em função, principalmente, do desmatamento de seus terrenos ribeirinhos.

V. O Rio Amazonas “nasce” na cordilheira dos Andes, na Colômbia, e desemboca no Golfão Amazônico, onde o processo de sedimentação originou a ilha do Bananal.

São verdadeiras apenas as proposições:

a) II, III e V.

b) I, II e IV.

c) I, III e IV.

d) I, II e V.

e) II, IV e V.


O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de geografia com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.br


Respostas: 01 – E; 02 – 30 (02+04+08+16); 03 – 15 (01+02+04+08); 04 – C

O Surgimento do Islamismo (história)

01. (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na Unidade árabe, tem como fundamento:
a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.

02. (FGV) “Inspiramos-te, assim como inspiramos Noé e os profetas que o sucederam; assim, também inspiramos Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos, Jesus, Jonas, Aarão, Salomão, e concedemos os Salmos a Davi. E enviamos alguns mensageiros, que te mencionamos, e outros, que não te mencionamos; e Allah falou a Moisés diretamente… Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Allah senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Allah e o seu Verbo, que Ele enviou a Maria, e um Espírito d’Ele.”
Alcorão, 4:163-164 e 171.
O significado dos versículos do Alcorão Sagrado com comentários, p. 137-138.
A respeito do Islão é correto afirmar:
a) A religião muçulmana, apesar das influências do judaísmo e do cristianismo, significou uma ruptura com a tradição monoteísta ao estabelecer Alá como divindade superior a um conjunto de gênios e divindades secundárias.
b) A religião muçulmana surgiu no século VII, a partir das pregações de Maomé realizadas na Palestina, entre as tribos judaicas que haviam renegado o Livro Sagrado.
c) A pregação de Maomé, registrada no Alcorão, ajudou a reverter a tendência à fragmentação política e cultural dos povos árabes, fornecendo as bases religiosas para a expansão islâmica, a partir do século VII.
d) A pregação de Maomé foi registrada no Alcorão, primeiro livro sagrado escrito em hebraico e traduzido para o árabe, grego e latim, o que facilitou sua divulgação na Península Arábica, Palestina, Mesopotâmia e Ásia Menor.
e) A transferência da capital do império islâmico para Damasco, durante a dinastia Omíada, e para Bagdá, com a dinastia Abássida, provocou uma revalorização da cultura tribal árabe e a retomada dos valores panteístas dos primeiros califas.

03. (UEG – GO) O mundo islâmico, cotidianamente presente nos noticiários internacionais, possui um rico passado que remonta à Idade Média. Acerca da trajetória dessa civilização naquele período, julgue a validade das sentenças a seguir.
I. Em virtude das divergências religiosas e culturais entre muçulmanos e cristãos, poucas foram as influências da civilização islâmica sobre o mundo Ocidental até o final do século XV.
II. Originalmente nômades, os povos árabes possuíam uma forte tendência para a atividade comercial, altamente lucrativa em virtude de, até o século XV, o Oriente Médio ser a única rota comercial ligando a Europa às Índias.
III. A região islâmica, tendo como figura o profeta Maomé, fundiu elementos judaicos e cristãos em uma mesma fé, espalhando-se rapidamente por todo o Oriente Médio e pelo Norte da África, a partir do século VII.
a) As sentenças I e II são verdadeiras.
b) As sentenças I e III são verdadeiras.
c) As sentenças II e III são verdadeiras.
d) Todas as sentenças são verdadeiras.

04. (VUNESP) O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:
a) politeístas e monoteístas
b) sunitas e xiitas
c) cristãos e muezins
d) sunitas e cristãos
e) xiitas e politeístas


O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de história com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.br


Respostas: 01 – A; 02 – C; 03 – C; 04 – B.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Exercícios de direitos humanos (filosofia)

01. (UERN – 2009) “O delegado que investiga a execução de quatro jovens ocorrida em 7 de janeiro deste ano, no loteamento vale Dourado, na zona Norte de Natal, vai pedir prorrogação de prazo à Justiça para a conclusão do inquérito policial. Titular do 9º Distrito Policial, em Panatis, Jodelci Pinheiro disse que vai remeter o inquérito à Justiça na sexta-feira (6) – véspera de quando completa um mês da chacina – com o pedido de devolução. “Ainda não sei qual a Vara responsável por esta decisão porque é realizado um sorteio em que definem em qual delas o inquérito vai transcorrer”, explicou. [...]. O crime ocorreu na Rua Joana Ferreira da Cruz, no Vale Dourado. Os quatro jovens estavam sentados em uma calçada quando quatro homens em um Gol branco encostaram perto das vítimas e as executaram com tiros na cabeça, braços, pernas e abdômen. (O DELEGADO que..., 2009)”. A notícia veiculada no jornal relata um fato que se opõe
a) à Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao atentar contra o direito à vida.
b) à Lei do Desarmamento, que proibiu o porte de armas por qualquer cidadão ou agente público.
c) à Constituição Federal, em função da ausência de critérios objetivos e racionais na ação policial.
d) ao Tribunal de Justiça, devido à morosidade das investigações protelar o julgamento dos acusados.

02.“Tudo na natureza age segundo leis. Só um ser racional tem a capacidade de agir segundo a representação das leis, isto é, segundo princípios, ou: só ele tem uma vontade. Como para derivar as ações das leis é necessária a razão, a vontade não é outra coisa senão razão prática. Se a razão determina infalivelmente a vontade, as ações de um tal ser, que são conhecidas como objetivamente necessárias, são também subjetivamente necessárias, isto é, a vontade é a faculdade de escolher só aquilo que a razão independentemente da inclinação, reconhece como praticamente necessário, quer dizer bom”. (KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1995. p. 47.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a liberdade em Kant, considere as afirmativas a seguir.
I. A liberdade, no sentido pleno de autonomia, restringe-se à independência que a vontade humana mantém em relação às leis da natureza.
II. A liberdade configura-se plenamente quando a vontade humana vincula-se aos preceitos da vontade divina.
III. É livre aquele que, pela sua vontade, age tanto objetivamente quanto subjetivamente, por princípios que são válidos para todos os seres racionais.
IV. A liberdade é a capacidade de o sujeito dar a si a sua própria lei, independentemente da causalidade natural.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

03. A Declaração de Direitos (Bill of Rights) da Inglaterra de 1689, a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América de 1776 e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 da França são documentos que expressam um processo revolucionário abrangente que pode ser caracterizado como
a) declínio da aristocracia feudal, fim do poder monárquico e redemocratização dos Estados.
b) ascensão política da burguesia, queda do poder absolutista e fortalecimento do liberalismo.
c) igualdade de direitos para todos, fim das monarquias e difusão das ideias iluministas.
d) fim dos privilégios da nobreza, organização de repúblicas e difusão do positivismo.
e) ampliação dos direitos da burguesia, estabelecimento de democracias e declínio do liberalismo.

O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de filosofia com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.br


Respostas: 01-A; 02-C; 03-C.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Águas oceânicas, continentais e geleiras (geografia)

01. (UDESC – 2009) Os oceanos estão em constante movimento, e as correntes marinhas causam grande impacto no clima do planeta, pois transportam águas quentes e frias por todas as partes do globo. Sobre mares e oceanos, é correto afirmar:
a) O Oceano Índico é o segundo maior oceano e o mais frio devido à sua localização.
b) Mares e Oceanos são sinônimos, pois ambos têm a mesma profundidade.
c) A posição geográfica dos oceanos não influencia na temperatura das suas águas.
d) O Oceano Pacífico é o maior do globo, cobre mais de um terço da superfície do planeta Terra.
e) A quantidade de água existente nos oceanos equivale à água encontrada nos rios e lagos do mundo, por isso há um razoável suprimento de água doce no mundo.

02. (AMAN/RJ) Sobre os principais movimentos da água dos mares, é INCORRETA a afirmação:
a) O movimento lento de subida e descida do nível da água do mar é denominado de corrente marinha.
b) As ondas são movimentos superficiais da água do mar provocadas pela ação dos ventos atmosféricos ou em razão de terremotos no fundo do mar.
c) O fenômeno da ressurgência ocorre quando correntes marinhas frias e quentes encontram-se, provocando movimentação das águas em um determinado lugar, e as águas frias de grande profundidade sobem em direção à superfície.
d) A atuação combinada da Lua e do Sol provoca sobre os oceanos o fenômeno das marés.
e) O movimento de rotação exerce influência sobre a movimentação da massa líquida da superfície terrestre.

03. (VUNESP) No litoral brasileiro, do sul da Bahia até o Maranhão, ocorre uma formação constituída por seres vivos que, além de proporcionar beleza natural, contribui para o aparecimento de importantes ancoradouros naturais. O texto refere-se à presença de
a) restinga.
b) duna.
c) falésia.
d) recife coralígeno.
e) lagoa costeira.

04. O arquipélago de Fernando de Noronha, as ilhas de Trindade e Martin Vaz e os rochedos São Pedro e São Paulo são ilhas oceânicas brasileiras. Considerando que essas ilhas não guardam nenhuma relação com o relevo continental, é correto dizer que sua origem está vinculada a
a) soerguimento de blocos falhados.
b) dobramentos terciários.
c) vulcanismo submarino.
d) ascensão do nível do mar.
e) acumulação de corais.

05. (UFPR) Com relação aos oceanos e mares da Terra, é CORRETO afirmar que:
01 - cerca de 3/4 da superfície total da Terra estão cobertos por uma grande massa líquida contínua, a qual pode ser dividida em oceanos e mares, entre os quais o mais extenso é o Atlântico;
02 - as marés são movimentos periódicos de subida e descida das águas oceânicas, provocadas pelas forças de atração da Lua e do Sol sobre a Terra;
04 - a importância das correntes marítimas reside no fato de disseminar e transportar espécies vegetais e animais pelas regiões por onde circulam. As correntes podem também amenizar ou acentuar as condições climáticas das regiões onde atuam;
08 - as unidades do relevo do fundo oceânico são: plataforma continental, talude, região pelágica e região abissal;
16 - na plataforma continental, estão as maiores reservas em exploração de petróleo brasileiro, localizadas ao longo da costa que se estende do Amapá a Sergipe.

O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de geografia com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.

Gabarito: 01 – D; 02 – A; 03 – D; 04 – C, 05 – 06 (02+04).

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Exercícios de civilização bizantina (história)

01. (UFAC – 2009) O chamado “Cisma do Oriente” se deu em 1054, quando:
a) O Papa da igreja católica da Europa Ocidental fez aliança com o cristianismo de Constantinopla;
b) O Papa do ocidente se rende aos dogmas do mundo americano;
c) O Patriarca de Constantinopla, Miguel Cerulário, proclamou a autonomia total da Igreja Oriental em relação à Igreja Católica Ocidental;
d) Os religiosos do ocidente ficaram desconfiados dos hereges;
e) Os senhores feudais romperam com os dogmas da igreja católica na Europa ocidental;

02. (UFPE) Um estudo da economia bizantina no período medieval:
a)atesta um grande desnível social, com a presença da servidão, de latifundiários aristocratas e de uma Igreja de grande poder político;
b)registra a falta de prestígio dos comerciantes, que levavam uma vida urbana simples e sem ostentação;
c) mostra uma atividade comercial pouco desenvolvida e muito semelhante à do feudalismo europeu;
d) revela a força dessa economia, em razão das pequenas propriedades administradas com o apoio do poder estatal;
e) evidencia a falta de apoio do Estado na gestão dos negócios, devido à presença soberana da Igreja.

03. (UEMS - 2008) O que foi a Revolta Nika que ocorreu no Império Bizantino em 532 d.C.?
a) Um movimento contra o imperador Justiniano, provocado pelos seus inimigos políticos, os aristocratas legitimistas.
b) Um movimento cultural que ocorreu na Europa para difundir o velho testamento.
c) Uma tentativa de invasão dos bárbaros sobre o que restava do império romano ocidental.
d) Uma tentativa de tomar o poder do imperador Augusto, por uma parte do exército romano.
e) Um conjunto de prescrições da Igreja Católica Romana contra os bárbaros que invadiram Roma.

04. (UEL/PR - 2009) Justiniano (527-565), no Império Romano do Oriente, enfrentou diferentes dificuldades internas, inclusive nas relações entre a Igreja e o Estado, em virtude das heresias, como a dos monofisistas, que, entre outros princípios:
a) pretendiam a destruição de todas as imagens;
b) pregavam a natureza divina de Cristo;
c) defendiam o conhecimento de Deus inspirado no misticismo;
d) admitiam o dualismo de inspiração budista;
e) afirmavam a reencarnação das almas em corpos de animais.

05. (UNESP) A civilização bizantina floresceu na Idade Média, deixando, em muitas regiões da Ásia e da Europa, testemunhos de sua irradiação cultural. Assinale a importante e preponderante contribuição artística bizantina que se difundiu, expressando forte destinação religiosa:
a) adornos de bronze e cobre;
b) aquedutos e esgotos;
c) telhados e beirais recurvados;
d) mosaicos coloridos e cúpulas arredondadas;
e) vias calçadas com artefatos de couro.

06. (FGV/RJ) Do grande Cisma sofrido pelo cristianismo no século XI, resultou:
a) o estabelecimento de tribunais de Inquisição pela Igreja Católica;
b) a Reforma Protestante, que levou à quebra da unidade da Igreja Católica na Europa Ocidental;
c) a heresia dos albigenses, condenada pelo papa Inocêncio II;
d) a divisão da Igreja Cristã em Católica Romana e Ortodoxa Grega;
e) a Querela das Investiduras, que proibia a investidura de clérigos por leigos.

O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de história com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.br

Gabarito: 01 – C; 02 – A; 03 – A; 04 – B; 05 – D; 06 – D.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Exercícios de formações vegetais e vegetaçao brasileira (geografia)

01. (UFMS – 2009) Observe o planisfério apresentado abaixo.

A sequência dos seguintes biomas terrestres: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Pradaria, Deserto e Floresta Tropical, no planisfério, pode ser encontrada no eixo:
a) A - B
b) C - D
c) E - F
d) G - H
e) I – J

02. (FURG/RS – 2009) O diagrama abaixo representa os limites de temperatura e precipitação das áreas de ocorrência dos biomas terrestres.

Analise o diagrama e assinale a alternativa com bioma correspondente à área hachurada.
a) Floresta tropical úmida.
b) Tundra.
c) Desertos.
d) Floresta temperada decídua.
e) Floresta boreal.

03. (FFFCMPA/RS – 2009) Ocupando extensa área do território brasileiro e composta, essencialmente, por uma formação florestal latifoliada com variedade enorme de espécies vegetais, este espaço está vinculado a um tipo climático equatorial úmido, caracterizando-se por ser uma das regiões mais chuvosas do planeta. Em certos locais, a existência de clareiras com vegetação rasteira, como os campos, contrasta com o restante da formação. O trecho acima se refere à (ao):
a) Mata atlântica.
b) Mata de araucária.
c) Floresta latifoliada tropical úmida de encosta.
d) Floresta amazônica.
e) Pantanal.

04. (UFRRJ - 2009) A vegetação natural de uma área é a expressão das características do solo, relevo e clima, e das interações entre esses elementos ao longo do tempo. Leia as afirmativas I, II e III, que descrevem os tipos de vegetação do Brasil.
I. É uma floresta densa e intrincada, as plantas crescem muito próximas umas das outras, e é comum a ocorrência de plantas parasitas. Desenvolve-se em região de clima quente e úmido.
II. Constitui-se basicamente por vegetação arbustiva e herbácea. Desenvolve-se em clima tropical semiúmido.
III. Predominam as espécies lenhosas e herbáceas, de pequeno porte, geralmente dotadas de espinhos. Desenvolve-se em área de clima semiárido.
Assinale a única alternativa que contém todas as formações vegetais descritas:
a) I. Mata Atlântica, II. Caatinga e III. Mata de Araucária.
b) I. Pantanal, II. Cerrado e III. Floresta Amazônica.
c) I. Floresta Amazônica, II. Caatinga e III. Mata de Araucária.
d) I. Floresta Amazônica, II. Cerrado e III. Caatinga.
e) I. Mata de Araucária, II. Pantanal e III. Mangue.

O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de geografia com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.br

Gabarito: 01 – A; 02 – A; 03 – D; 04 – D.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Exercicios de Sociedade, individuo e classes sociais ( sociologia)

01. (UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:

a) a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaragüense.
e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.

02. (UEL) A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir.
I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.
II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.
III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.
IV. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e III.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

03. (UEM/PR – 2008) Em termos sociológicos, assinale o que for correto sobre o conceito de classes sociais.

01) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.
02) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme a dinâmica dos modos de produção.
04) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
08) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
16) A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a idéia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.

04. (UFUB/MG) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica:

a) Pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
b) Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
c) Pelas diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
d) Pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades

O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de sociologia com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.br


Gabarito: 01-B; 02-C; 03 – Soma: 27 (01+02+08+16); 04-B.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Exercícios de Anomalias climáticas e climas do Brasil (geografia)

01. (UNEAL - 2009) A imagem abaixo refere-se a qual problema ambiental?
a) Ilha de Calor
b) Chuva ácida

c) Efeito estufa
d) Eutrofização

e) Salinização


02. (UFV/MG – 2009)Analise as figuras abaixo, que representam climogramas:


Com base na análise dos climogramas e nos conhecimentos sobre os tipos de climas, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a sequência de climas:
a) Equatorial, Tropical Semiárido e Tropical de Altitude.
b) Tropical de Altitude, Equatorial e Tropical Semiárido.

c) Equatorial, Tropical Úmido e Tropical Semiárido.

d) Tropical Semiárido, Tropical de Altitude e Equatorial.


03. (UFRN – 2009) O clima do Brasil é influenciado pela atuação de diferentes massas de ar. A respeito das massas de ar que interferem nas condições climáticas do país pode-se afirmar que

a) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Norte e no inverno sua atuação limita-se ao litoral nordestino e a Amazônia Ocidental.

b) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Sul e no inverno atua sobre o litoral nordestino, a Amazônia Ocidental e as regiões Sul e Sudeste.
c) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Depressão do Chaco e sua influência no Brasil abrange o sul das regiões Norte e Nordeste.
d) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Amazônia e sua influência no Brasil restringe-se as regiões Norte e Centro-Oeste.



04. (FUVEST/SP) As afirmações seguintes relacionam-se a acordos internacionais – Rio de Janeiro (1992) e Kyoto (1997) – para redução da emissão de gases que intensificam o efeito-estufa (gases-estufa):

I - Os Estados Unidos, destaque nas negociações, são o principal país a emitir gases-estufa devido ao grande volume de sua atividade econômica.

II - O Brasil propôs, no Rio de Janeiro, que um país possa comprar, de outro, parte da cota de emissão de gases-estufa.

III - Os acordos internacionais esbarram em interesses dos produtores de petróleo e de automóveis.

IV - Os países, em Kyoto, concordaram em diminuir, no início do século XXI, a emissão de gases-estufa. Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, II, III e IV.

d) II e IV.

e) II, III e IV.

O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de geografia com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.combr

Gabarito: 01 – A; 02 – C; 03 – B; 04 – B.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Exercícios de Egito ( História)

01. (UFSCAR/SP – 2009) Analise a imagem:


É correto afirmar que a imagem representa:

a) uma cena do cotidiano dos hititas, na pesagem de mercadorias comercializadas com o povo egípcio.
b) acontecimentos do sonho de Moisés, de libertação do povo hebreu, quando era prisioneiro do faraó egípcio.
c) o início do mundo para os antigos egípcios, quando Nut, deusa do céu e das estrelas, anuncia sua vitória diante de Chu, deus do Ar.
d) o livro dos mortos dos egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro, pesando o coração de um morto para avaliar sua vida.
e) deuses egípcios da época da antiga dinastia ptolomaica: Amóm-Rá à direita, Thot acima e Set e Aton ao centro.


02. (UFC – 2009) Aos egípcios devemos uma herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram habilidosos cirurgiões e sabiam relacionar as doenças com as causa naturais; criaram as operações aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco. Sobre os egípcios, é correto afirmar também que:

a) foram conhecidos pelas construções de navios, que os levaram a conquistar as rotas comerciais para o Ocidente, devido a sua posição geográfica, perto do mar Mediterrâneo.
b) deixaram, além dos hieróglifos, outros dois sistemas de escrita: o hierático, empregado para fins práticos, e o demótico, uma forma simplificada e popular do hierático.
c) praticaram o sacrifício humano como forma de obter chuvas e boas colheitas, haja vista o território onde se desenvolveram ser desértico.
d) fizeram o uso da escrita cuneiforme, que inicialmente foi utilizada para designar objetos concretos e depois ganhou maior complexidade.
e) usaram as pirâmides para fins práticos, como, por exemplo, a observação astronômica.


03. (UEPB - 2009) No 5º século antes de Cristo, Atenas emergiu como uma proeminente cidade-estado (polis) grega. Marque a única alternativa que condiz com a organização política e econômica ateniense.

a) O modelo de democracia ateniense é uma criação da era moderna. Uma sociedade escravocrata, onde mulheres nada decidem e só os homens com posses é que podem votar e ser votados não pode ser mesmo aceita como democrática.
b) Atenas não conseguiu fazer crescer o comércio terrestre e marítimo, mesmo tendo desenvolvido seu sistema político-democrático, já que, ao contrário das outras cidades-estado gregas, não se situava na costa.
c) A formação de uma economia escravista contribuiu para o florescimento da civilização urbano-democrática ateniense, pois liberou os cidadãos livres do trabalho, dando-lhes tempo para se dedicarem à vida política e social da polis.
d) Ao contrário de todas as outras cidades-estado gregas, em Atenas se aceitava que estrangeiros participassem das assembléias que decidiam o funcionamento da sociedade. Isto a colocava como a polis mais democrática de toda a Grécia clássica.
e) A existência de clãs e tribos alfabetizados, independentes econômica e militarmente, pouco contribuiu para o desenvolvimento da democracia, já que defendiam formas de governos tiranos ou autocratas.


O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de história com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.br


Respostas: 01 – D; 2 – B; 3 – C;

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Exercícios de formação do clima e climogramas (Geografia)

01. (VUNESP) De modo geral, os espaços geográficos cujo clima é influenciado pela maritimidade apresentam:
a) menor amplitude térmica anual.
b) chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano.
c) maior amplitude térmica anual.
d) menor quantidade de dias chuvosos e de nevoeiro.
e) chuvas escassas concentradas no inverno.

02. (MACK) A Célula de Hadley ou Célula Tropical redistribui calor e umidade entre as latitudes equatoriais e subtropicais. Na faixa equatorial, a subida e conseqüente resfriamento do ar úmido provoca condensação e chuvas o ano inteiro. Os contra-alísios, enquanto se deslocam para o norte e para o sul, perdem calor, tornando-se cada vez mais pesados e, ao descerem, estão bastante secos. Esse fenômeno é responsável
a) pela existência das grandes florestas latifoliadas do planeta nas latitudes tropicais.
b) pela localização da maior parte dos desertos do planeta nas latitudes tropicais.
c) pela atuação das frentes polares que se deslocam para a zona tropical.
d) pela regularização do calendário agrícola nas latitudes médias.
e) pela atuação das frentes quentes que se deslocam para as altas latitudes.

03. (UFRN – 2009) O clima é influenciado pelo movimento das massas de ar que atuam sobre as diferentes áreas do planeta. A respeito das massas de ar, pode-se afirmar:
a) Os seus deslocamentos ocorrem de uma zona de alta pressão atmosférica para uma de baixa pressão.
b) Os valores originais de pressão, temperatura e umidade são mantidos no decorrer de seu deslocamento.
c) Aumentam sua umidade, ao passarem sobre as correntes marítimas frias, e provocam chuvas intensas no continente.
d) Ao se formarem próximo às altas latitudes, são quentes e, em áreas de baixas latitudes, são frias.
O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de geografia com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.br

Gabarito: 01: a, 02: b, 03: a.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Exercícios de democracia e justiça (Filosofia)

01. (UEL – 2007) "E justiça é aquilo em virtude do qual se diz que o homem justo pratica, por escolha própria, o que é justo, e que distribui, seja entre si mesmo e um outro, seja entre dois outros, não de maneira a dar mais do que convém a si mesmo e menos ao seu próximo (e inversamente no relativo ao que não convém), mas de maneira a dar o que é igual de acordo com a proporção; e da mesma forma quando se trata de distribuir entre duas outras pessoas". Fonte: ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Ross. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 89. De acordo com o texto e os conhecimentos sobre a justiça em Aristóteles, é correto afirmar:
a) É possível que um homem aja injustamente sem ser injusto.
b) A justiça é uma virtude que não pode ser considerada um meio-termo.
c) A justiça corretiva deve ser feita de acordo com o mérito.
d) Os partidários da democracia identificam o mérito com a excelência moral .
e) Os partidários da aristocracia identificam o mérito com a riqueza.

02. (UEM – 2008/Inverno) Há uma diferença fundamental entre a concepção da democracia concebida pelos pensadores modernos, que combateram o Antigo Regime com a Revolução Francesa, e a democracia concebida pela Antiguidade Clássica grega em Atenas. Essa diferença caracteriza-se, entre outras coisas, pela maneira de articular a relação entre a esfera pública e a esfera privada da sociedade. Assinale o que for correto.
01) A democracia ateniense era limitada, pois impedia o acesso à esfera pública de um grande contingente da população, composto pelas mulheres, pelos escravos e pelos estrangeiros, todos eles relegados à vida privada.
02) O homem grego realizava-se como cidadão participando da esfera pública, era nela que adquiria notoriedade e podia afirmar sua individualidade como homem livre.
04) Na esfera pública, a relação entre os cidadãos era regida pelo princípio de igualdade diante da lei e do igual direito à palavra. Os cidadãos formavam uma assembléia em que a prática da violência estava excluída. Na esfera privada, esses princípios eram negados.
08) Benjamin Constant (1776-1830), ao conceber um sistema de governo fundamentado na representatividade, pretendia resolver, no Estado moderno, as relações entre a esfera privada e a esfera pública, dando ao cidadão a liberdade de participar diretamente da esfera pública ou de delegar essa prerrogativa para dedicar-se exclusivamente aos negócios da vida privada.
16) A república democrática representativa - que deveria, em princípio, ampliar a liberdade política por permitir ao cidadão escolher entre a dedicação à vida privada ou à vida pública - apresentou inicialmente um caráter de exclusão sociopolítica semelhante à da democracia ateniense. Isso se se considerar que, em duas das maiores potências mundiais, isto é, na França e na Inglaterra, as mulheres alcançaram plena cidadania pelo sufrágio universal só depois da Segunda Guerra Mundial.

03. (UEL – 2005) “As instâncias do Poder, que os cidadãos acreditavam terem instalado democraticamente, estão, sob o peso da crítica, em vias de perder sua identidade. A opinião não lhes confere mais o certificado de conformidade que a legitimidade deles exige. Jürgen Habermas [...] vê nessa situação ‘um problema de regulação’. A opinião pública, abalada em suas crenças mais firmes, não dá mais sua adesão às regulações que o direito constitucional ou, mais amplamente, o direito positivo do Estado formaliza”. (GOYARD-FABRE, Simone. O que é democracia?. Trad. de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 202-203). Com base no texto e nos conhecimentos sobre os Estados Democráticos de Direito na contemporaneidade, é correto afirmar:
a) A atual identidade das instâncias do poder é confirmada pela “crítica”.
b) Legalidade e legitimidade das instâncias de poder são coincidentes nos Estados Democráticos de Direito.
c) A regulação das instituições de poder deve ser independente da opinião pública.
d) A legitimidade das instâncias de poder deve ser baseada no direito positivo.
e) A opinião pública é que deve dar legitimidade às instâncias de poder.


O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de filosofia com o código FIL01. Acesse www.redeeducacional.com.br

Gabarito: 01:a, 02:31 (todas são verdadeiras), 03:e.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Exercícios resolvidos das primeiras civilizações (História)

01. (UFCSPA/RS - 2009) A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso = meio e potamos = água) e significa “terra entre rios”. A fertilidade desta região, localizada em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios. Sobre a civilização mesopotâmia, na Antiguidade Oriental, analisar os itens abaixo:
I – A estrutura social baseava-se na existência de uma pequena elite, controladora de uma vasta população que estava submetida ao trabalho compulsório, característica de um governo despótico, de fundamento teocrático, que domina todos os grupos sociais.
II – O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela administração de estoques de alimentos.
III – Na religião mesopotâmia, o governante era representado e compreendido por seus súditos mais como uma divindade viva do que como um representante dos deuses.
IV – Em termos políticos, a Mesopotâmia caracterizou-se por ter, na instituição monárquica, personificada no governante, o seu principal fator de unidade.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens I, III e IV.
d) Somente os itens II e IV.
e) Todos os itens.

02. (UFAM – 2006) “Se um homem alugar um boi ou um asno, e se nos campos o leão matar o gado, é o proprietário do gado quem sofrerá a perda. Se um homem bater em seu pai, terá as mãos cortadas. Se um homem furar o olho de um homem livre, ser-lhe-á furado o olho”. Sendo um dos primeiros códigos de lei de que se tem conhecimento, este texto está associado:
a) Ao Império Babilônico sob o reinado de Hamurabi.
b) Ao Império Persa sob a dinastia de Talião.
c) Ao Império Persa sob o reinado de Cambises ll.
d) Ao Egito sob o reinado de Amenófis l.
e) A Sociedade ateniense sob a direção de Péricles.

03. (UFSC - 2006) “Bagdá – O famoso tesouro de Nimrud, desaparecido há dois meses em Bagdá, foi encontrado em boas condições em um cofre no Banco Central do Iraque em Bagdá, submerso em água de esgoto, segundo informaram autoridades do exército norte-americano. Cerca de 50 itens, do Museu Nacional do Iraque, estavam desaparecidos desde os saques que seguiram à invasão de Bagdá pelas forças da coalizão anglo-americana. Os tesouros de Nimrud datam de aproximadamente 900 a.C. e foram descobertos por arqueólogos iraquianos nos anos 80, em quatro túmulos reais na cidade de Nimrud, perto de Mosul, no norte do país. Os objetos, de ouro e pedras preciosas, foram encontrados no cofre do Banco Central, em Bagdá, dentro de um outro cofre, submerso pela água da rede de esgoto. Os tesouros, um dos achados arqueológicos mais significativos do século 20, não eram expostos ao público desde a década de 90. Uma equipe de pesquisadores do Museu Britânico chegará na próxima semana em Bagdá para estudar como proteger os objetos.” O ESTADO DE SÃO PAULO. Versão eletrônica. São Paulo: 07 jun. 2003. Disponível em: www.estadao.com.br. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) em relação às sociedades que se desenvolveram naquela região na Antigüidade:
01) A região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se localizam os territórios do Iraque, do Kweite (Kwait) e parte da Síria, era conhecida como Mesopotâmia.
02) Na Mesopotâmia viveram diversos povos, entre os quais podemos destacar os sumérios, acádios, assírios e babilônios.
04) A religião teve notável influência na vida dos povos da Mesopotâmia. Entre eles surgiu a crença em uma única divindade (monoteísmo).
08) Os babilônios ergueram magníficas construções feitas com blocos de pedra, das quais são exemplos as pirâmides de Gisé.
16) Os povos da Mesopotâmia, além da significativa contribuição no campo da Matemática, destacaram-se na Astronomia e entre eles surgiu um dos mais famosos códigos de leis da Antigüidade, o de Hamurábi.
32) Muitos dos povos da Mesopotâmia possuíram governos autocráticos. Entre os caldeus surgiu o sistema democrático de governo.

04. (UFSCAR – 2000) Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de:
a) solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional;
b) difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas;
c) entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos;
d) riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos;
e) terra firme, distanciada de rios e de curso d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.

O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de história com o código HIS01. Acesse www.redeeducacional.com.br

Gabarito: 01:b, 02:a, 03:19 (01+02+16), 04:a.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Exercícios resolvidos de astronomia (Geografia)

01. (UNICENTRO/PR-2009) A Terra executa vários movimentos, dos quais os mais importantes para a vida do homem são o de rotação e o de translação. A opção que contém informações INCORRETAS sobre a Terra e seu posicionamento em relação ao Sol é:
a) afélio corresponde ao afastamento máximo da Terra em relação ao Sol, enquanto periélio é o nome dado ao ponto de aproximação máxima.
b) as regiões de maior longitude apresentam as maiores diferenças entre o dia e a noite nos dias de equinócio.
c) durante o movimento de translação da Terra, há apenas dois dias em que os raios solares ficam em exata posição perpendicular ao Equador; são os equinócios.
d) a distância em graus do Equador aos Trópicos de Câncer e de Capricórnio corresponde à medida de inclinação da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol.
e) os raios solares incidem perpendicularmente apenas em pontos localizados na zona tropical, o que faz dessa região a zona térmica mais quente da Terra.

02. (UFAL/AL-2009) Sobre o tema Movimentos da Terra, são apresentadas a seguir cinco afirmações. Uma delas, contudo, é incorreta. Assinale-a.
a) O afélio é o momento em que a Terra, em sua órbita em torno do Sol, mais dele se afasta.
b) O desvio dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul é uma das consequências do movimento de rotação.
c) As estações do ano, que são bem marcadas na faixa das latitudes médias, decorrem do movimento de rotação anual, da inclinação do eixo terrestre e da atração gravitacional da Lua.
d) A Terra encontra-se no solstício quando o Sol, em seu movimento aparente anual em torno da Terra, “atinge” o Trópico de Capricórnio ou de Câncer.
e) As correntes marinhas sofrem, em suas trajetórias, influências nítidas do movimento de rotação.

03. (IFPI/PI-2009) Considerando a posição astronômica da Terra em relação ao Sol é possível compreendermos uma série de características ou consequências dos dois principais movimentos realizados pelo nosso planeta: a rotação e a translação. Tomando como base as características e as consequências próprias desses movimentos, associe as duas colunas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa que expressa a associação correta dessas colunas.

COLUNA 1
1 – movimento de rotação
2 – movimento de translação

COLUNA 2
( ) alternância do dia e da noite
( ) ocorrência do afélio e do periélio
( ) ocaso do Sol
( ) diferenciação de horários em função da distribuição dos fusos horários
( ) ocorrência da sazonalidade
( ) o efeito de coriolis

a) 1; 1; 1; 1; 2; 1
b) 1; 2; 2; 1; 2; 1
c) 1; 2; 1; 1; 2; 2
d) 1; 2; 1; 1; 2; 1
e) 1; 1; 2; 1; 2; 1

O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de geografia com o código GEO01. Acesse www.redeeducacional.com.br

Gabarito: 01.b, 02.c, 03.d.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Bem-vindos!

Bem-vindos! Este é o novo blog do REDE EDUCACIONAL! Aqui estaremos colocando diversas questões de vestibular resolvidas referentes ao conteúdo que abordamos no site e também algumas matérias e aulas especiais! O blog do REDE EDUCACIONAL é mais uma opção para estudantes encontrarem material de apoio nos seus estudos para o vestibular!

Esse blog também faz parte de uma série de esforços do REDE EDUCACIONAL para minimizar (ou até extinguir, assim que possível) os custos repassados aos alunos e melhorar nossa qualidade.

O conteúdo das aulas continua sendo disponibilizado no site www.redeeducacional.com.br e dentro do sistema ATutor do REDE EDUCACIONAL - www.redeeducacional.com.br/atutor

Lembramos que o cadastro no ATutor e o acesso ao curso REDE EDUCACIONAL - Humanas / Livre são totamente gratuitos e, além das aulas, lá os alunos podem encontrar fóruns de discussão, glossário, links de apoio e aprofundamento nos estudos, entre outras ferramentas, além de interagir com outros alunos e os professores do REDE EDUCACIONAL!

Qualquer dúvida entrem em contato pelo e-mail contato@redeeducacional.com.br

Bom estudo a todos!