domingo, 2 de novembro de 2014

Questões resolvidas sobre meios de transporte -Geografia - ENEM

01. (ENEM-2013) De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.
HUERTAS. D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira.
Revista Transporte y Territorio. Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).
A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s):
a) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.
b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.
d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.

02. (ENEM-2012) A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam
derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas
taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do
consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.
MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado).
Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transporte e uma medida para promover
a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em:
a) Aumento da poluição sonora — construção de barreiras acústicas.
b) Incidência da chuva ácida — estatização da indústria automobilística.
c) Derretimento das calotas polares — incentivo aos transportes de massa.
d) Propagação de doenças respiratórias — distribuição de medicamentos gratuitos.
e) Elevação das temperaturas médias — criminalização da emissão de gás carbônico.

03. (ENEM-2004) O excesso de veículos e os congestionamentos em grandes cidades são temas de frequentes reportagens. Os meios de transportes utilizados e a forma como são ocupados têm reflexos nesses congestionamentos, além de problemas ambientais e econômicos. No gráfico a seguir, podem-se observar valores médios do consumo de energia por passageiro e por quilômetro rodado, em diferentes meios de transporte, para veículos em duas condições de ocupação (número de passageiros): ocupação típica e ocupação máxima.
Esses dados indicam que políticas de transporte urbano devem também levar em conta que a maior eficiência no uso de energia ocorre para os:
a) ônibus, com ocupação típica.
b) automóveis, com poucos passageiros.
c) transportes coletivos, com ocupação máxima.
d) automóveis, com ocupação máxima.
e) trens, com poucos passageiros.

04. (ENEM-2005) Leia as características geográficas dos países X e Y.
País X
• desenvolvido
• pequena dimensão territorial
• clima rigoroso com congelamento de alguns rios e portos
• intensa urbanização
• autossuficiência de petróleo
País Y
• subdesenvolvido
• grande dimensão territorial
• ausência de problemas climáticos, rios caudalosos e extensos litorais
• concentração populacional e econômica na faixa litorânea
• exportador de produtos primários de baixo valor agregado
A partir da análise dessas características é adequado priorizar as diferentes modalidades de transporte de carga, na seguinte ordem:
a) país X – rodoviário, ferroviário e aquaviário.
b) país Y – rodoviário, ferroviário e aquaviário.
c) país X – aquaviário, ferroviário e rodoviário.
d) país Y – rodoviário, aquaviário e ferroviário.
e) país X – ferroviário, aquaviário e rodoviário.

Respostas: 1 - B, 2 - C, 3 - C, 4 - A.

O conteúdo dessa aula pode ser visto no site do REDE EDUCACIONAL: http://www.redeeducacional.com.br/

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