terça-feira, 28 de setembro de 2010

FEIÇÕES FLUVIAIS – Características principais dos rios (geografia)


01. (UEL/PR – 2008) Quando a maior parte do volume das águas depende do derretimento de geleiras ou do degelo de picos nevados, o rio se encontra na categoria:

a) arreica.

b) exorreica.

c) jusante.

d) montante.

e) nival.

02. (UEPG/PR) Sobre os rios, seus elementos, erosão, transporte e sedimentação fluviais, assinale o que for correto.

01. Nas regiões que normalmente coincidem com o seu curso superior, onde a maior declividade do terreno acarreta maior velocidade das águas, a ação erosiva de um rio é menos intensa.

02. Os rios de planalto geralmente possuem grande força hidráulica e têm importância para a produção de energia elétrica, fundamental para o desenvolvimento industrial.

04. As planícies de inundação ou aluvionais são formadas por ocasião das cheias dos rios.

08. As pequenas partículas de sedimentos, tais como silte e argila, são transportadas em suspensão constituindo-se na carga de suspensão de um rio.

16. Dando-se as costas para suas nascentes, à direita ficam as margens direitas e, à esquerda, as margens esquerdas.

03. (UEPG/PR – 2009) As características do relevo da América do Sul e, mais especificamente, do território brasileiro, fazem com que tenhamos no Brasil importantes rios, que fluem nas mais diferentes direções. Sobre este assunto, assinale o que for correto.

01. Rio São Francisco, conhecido como Rio da Integração Nacional, flui predominantemente no sentido sul–norte, com tendência sudoeste–nordeste e com deslocamento oeste–leste na sua porção final.

02. O Rio Paraná, que tem um importante potencial hidrelétrico, flui no sentido norte–sul, com tendência nordeste–sudoeste.

04. O Rio Amazonas, o de maior volume de águas do mundo, flui no sentido oeste–leste; ele nasce na Cordilheira dos Andes e deságua no Oceano Atlântico.

08. O Rio Paranapanema, que faz a divisa entre São Paulo e o Paraná ao norte de nosso estado, e o Rio Iguaçu, de grande potencial hidrelétrico, fluem predominantemente de leste para oeste, para o interior do continente.

16. O Rio Tocantins, importante afluente do Rio Amazonas, flui na direção norte– sul.

04. (FMN/PE – 2009) O Brasil apresenta uma das maiores riquezas hidrográficas do planeta. Embora pobre em lagos naturais, nosso território é fartamente banhado por rios extensos e caudalosos, configurando bacias fluviais de significativas dimensões e influências. Sobre isso, considere as seguintes proposições:

I. A Bacia Amazônica é a que apresenta maior potencial hidráulico do Brasil.

II. A Bacia do Paraná caracteriza-se pelo predomínio de rios de planície, com baixo aproveitamento hidrelétrico.

III. As usinas hidrelétricas de Itaparica e Moxotó localizam-se na Bacia do São Francisco.

IV. O Rio São Francisco apresenta-se, na atualidade, bastante assoreado, em função, principalmente, do desmatamento de seus terrenos ribeirinhos.

V. O Rio Amazonas “nasce” na cordilheira dos Andes, na Colômbia, e desemboca no Golfão Amazônico, onde o processo de sedimentação originou a ilha do Bananal.

São verdadeiras apenas as proposições:

a) II, III e V.

b) I, II e IV.

c) I, III e IV.

d) I, II e V.

e) II, IV e V.


O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de geografia com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.br


Respostas: 01 – E; 02 – 30 (02+04+08+16); 03 – 15 (01+02+04+08); 04 – C

Nenhum comentário:

Postar um comentário