segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Exercícios sobre O feudalismo e a igreja medieval ( história)


 01. (UFRR – 2009) Com a decadência do Império Romano, a Europa se ruralizou. As atividades comerciais estavam reduzidas e concentradas em algumas regiões. O poder político estava pulverizado nas mãos de nobres e de proprietários rurais, que também controlavam os exércitos locais, as fortificações e os castelos. Na Europa feudal a vida girava em torno da grande propriedade rural, o feudo, que tendia para a auto-suficiência, tendo em vista que produzia quase tudo que precisava. Sobre o Feudalismo é correto afirmar:

a) Na sociedade feudal os servos, como os escravos, não tinham qualquer direito, viviam presos à terra e dela não podiam sair.
b) O Feudalismo desenvolveu-se da mesma forma e com as mesmas características em toda a Europa.
c) Na época feudal, a Igreja era uma instituição fraca, pois não tinha uma influência significativa nas relações entre senhores e servos.
d) A sociedade feudal era estamental, ou seja, era fundamentada na origem e nas funções sociais exercidas pelas pessoas.
e) Ainda que o poder local fosse controlado pela nobreza, no sistema feudal a autoridade absoluta era exercida pelo rei.

02. (UNAMA/PA – 2009) Feudo é um termo que possivelmente veio do latim (feodum, ou do latim vulgar feudum). Ele designa a terra que o senhor feudal outorgava a seus servos ou vassalos em contrato de vassalagem. Por este contrato, comum no mundo feudal europeu da Idade Média, as obrigações eram:

a) desiguais, pois o vassalo poderia plantar e ter proteção na terra feudal, em contrapartida devia cumprir uma série de obrigações como a corveia, a talha e deveres militares e de hospitalidade para com os nobres, tornando-se seu servo.
b) parcialmente desiguais, pois os servos moravam nas terras senhoriais, pagavam impostos e deviam obrigações aos senhores, mas estavam livres para trocarem de senhores caso ocorressem abusos dos donos das terras.
c) relativamente igualitárias, porque – tanto os senhores se beneficiavam com o trabalho e impostos dos servos – como estes recebiam terra de graça, roupa, alimentos e proteção senhorial em uma relação de trabalho livre.
d) desigual e de trabalho obrigatório e gratuito do servo para com o senhor feudal, já que este vassalo não apenas pagava impostos e tinha obrigações como a corveia, mas era tido como escravo ou propriedade de seu senhorio.

03. (UFPel/RS – 2009) “Eis dois homens frente a frente: um que quer servir; o outro, que aceita ou deseja ser chefe. O primeiro une as mãos e assim juntas coloca-as nas mãos do segundo [...] ao mesmo tempo a personagem que oferece as mãos pronuncia algumas palavras, muito breves, pelas quais se reconhece o homem de quem está na sua frente. Depois, chefe e subordinado beijam-se na boca: símbolo de acordo e de amizade. Eram estes os gestos que serviam para estabelecer um dos vínculos mais fortes que a época feudal conheceu.” (BLOC, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70,).
O texto aborda a cerimônia denominada “Homenagem”, típica do sistema feudal. As principais características deste sistema foram:

a) Sociedade hierarquizada, com predomínio de uma economia agrária, que favoreceu intensa troca comercial nos burgos e cidades italianas.
b) Fraca concentração urbana, com predomínio da economia agrária sob a organização do Estado monárquico forte, apoiado pelo clero e pela burguesia.
c) Poder do Estado enfraquecido, ritmo de trocas comerciais pouco intenso, uso limitado da economia monetária, predominando uma sociedade agrária.
d) Ampliação do poder do Estado, uma sociedade organizada em três camadas – clérigos, guerreiros e trabalhadores – e predomínio da economia rural.
e) Intensificação da produção agrícola pelo uso da mão de obra escrava, poder fortemente centralizado e submissão dos burgos ao domínio da Igreja.

04. (UEL/PR – 2008) Sobre a religiosidade medieval, é correto afirmar:

a) Com o fim do Império Romano, o Cristianismo, até então perseguido, difundiu-se pela Europa, sendo seus adeptos liberados dos impostos pagos pelos idólatras.
b) A prática da bruxaria, então disseminada nos meios clericais, provocou a reação dos crentes e a Revolução Protestante, levando à renovação da experiência cristã.
c) O ateísmo foi combatido duramente pela inquisição, tendo como conseqüência o desaparecimento dos descrentes até o século XVIII.
d) A experiência da reclusão foi bastante característica na vida religiosa do período medieval, sobressaindo-se a ordem beneditina, fundada sobre o princípio da vida dedicada à oração e ao trabalho.
e) A ativa participação dos leigos na instituição eclesiástica, assim como uma tendência ao enfraquecimento da hierarquia dessa, podem ser apontadas como características do período.


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Respostas: 01 – D; 02 – A; 03 – C; 04 – D.

Exercícios sobre Invasões Bárbaras (história)


 01. (UFG/GO - Adaptado) No contexto da passagem do mundo antigo para o mundo medieval, duas ondas migratórias, cada uma com suas especificidades, caracterizaram o movimento de populações a que denominamos "invasões germânicas" ou "invasões bárbaras". A primeira instalou Visigodos na Espanha, ostrogodos na Itália, vândalos na Tunísia, burgúndios no norte da Itália. A segunda vaga é a da conquista da Gália (pelos francos) e da Inglaterra (pelos anglo-saxões). Sobre esses deslocamentos populacionais, suas características e relevância, julgue os itens:

I - Algumas tribos germânicas foram pressionadas pelo avanço dos hunos e uma forma de negociação (a federação) permitiu a instalação pacífica de ostrogodos e visigodos no interior das fronteiras do império.
II - Os germanos eram originários da Península Escandinávia, falavam uma língua indo-européia, praticavam a agricultura, a pecuária, a pilhagem e tinham uma organização social baseada no clã.
III - O fortalecimento da civilização urbana, o progresso das relações comerciais e o crescimento das villas (centros de produção agrícola auto-suficientes e voltados para o mercado) são características da primeira onda migratória.


Estão corretas:
a) Todas as alternativas.
b) As alternativas I e II.
c) As alternativas II e III.
d) As alternativas I e III.
e) Nenhuma das alternativas.

02. A penetração dos bárbaros no Império Romano:

a) foi realizada sempre através de invasões armadas;
b) realizou-se apenas a partir do século VI, quando o Império entrou em decadência;
c) verificou-se inicialmente sob a forma de migrações pacíficas e, posteriormente, através de invasões armadas.         
d) foi realizada sempre de maneira pacífica;
e) verificou-se principalmente nos séculos II e III.

03. (FAAP/SP) Entre os principais povos bárbaros que invadiram o Império Romano, podemos citar:

a) os vândalos;
b) os francos;
c) os visigodos;
d) os ostrogodos;
e) todas as anteriores.

04. (MED. SANTOS/SP) Luís, o Piedoso, sucessor de Carlos Magno, manteve o Império unido. Com sua morte, começou a crise política, caracterizada de um lado pelas invasões normandas e de outro:

a) pela disputa entre seus sucessores, que acabaram mantendo a unidade do Império através do      Tratado de Verdun
b) pela divisão do Império em três reinos, através do Tratado de Verdun;
c) pela divisão do Império, através do Tratado de Cateau-Cambrésis;
d) pela manutenção da unidade do Império, através do Tratado de Cateau-Cambrésis;

05. (OSEC/SP) Sobre a ruralização da economia ocorrida durante a crise do Império Romano, podemos afirmar que:

a) foi conseqüência da crise econômica e da insegurança provocada pelas invasões dos bárbaros;
b) foi a causa principal da falta de escravos;
c) proporcionou ao Estado a oportunidade de cobrar mais eficientemente os impostos;
d) incentivou o crescimento do comércio;
e) proporcionou às cidades o aumento de suas riquezas.

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Respostas: 01 – B; 02 – C; 03 – E; 04 – B; 05 – A.

Exercícios sobre o Islão (história)


 01. (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na Unidade árabe, tem como fundamento:
a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.

02. (FGV) “Inspiramos-te, assim como inspiramos Noé e os profetas que o sucederam; assim, também inspiramos Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos, Jesus, Jonas, Aarão, Salomão, e concedemos os Salmos a Davi. E enviamos alguns mensageiros, que te mencionamos, e outros, que não te mencionamos; e Allah falou a Moisés diretamente… Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Allah senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Allah e o seu Verbo, que Ele enviou a Maria, e um Espírito d’Ele.”
Alcorão, 4:163-164 e 171.
O significado dos versículos do Alcorão Sagrado com comentários, p. 137-138.

A respeito do Islão é correto afirmar:
a) A religião muçulmana, apesar das influências do judaísmo e do cristianismo, significou uma ruptura com a tradição monoteísta ao estabelecer Alá como divindade superior a um conjunto de gênios e divindades secundárias.
b) A religião muçulmana surgiu no século VII, a partir das pregações de Maomé realizadas na Palestina, entre as tribos judaicas que haviam renegado o Livro Sagrado.
c) A pregação de Maomé, registrada no Alcorão, ajudou a reverter a tendência à fragmentação política e cultural dos povos árabes, fornecendo as bases religiosas para a expansão islâmica, a partir do século VII.
d) A pregação de Maomé foi registrada no Alcorão, primeiro livro sagrado escrito em hebraico e traduzido para o árabe, grego e latim, o que facilitou sua divulgação na Península Arábica, Palestina, Mesopotâmia e Ásia Menor.
e) A transferência da capital do império islâmico para Damasco, durante a dinastia Omíada, e para Bagdá, com a dinastia Abássida, provocou uma revalorização da cultura tribal árabe e a retomada dos valores panteístas dos primeiros califas.

03. (UEG – GO) O mundo islâmico, cotidianamente presente nos noticiários internacionais, possui um rico passado que remonta à Idade Média. Acerca da trajetória dessa civilização naquele período, julgue a validade das sentenças a seguir.

I. Em virtude das divergências religiosas e culturais entre muçulmanos e cristãos, poucas foram as influências da civilização islâmica sobre o mundo Ocidental até o final do século XV.
II. Originalmente nômades, os povos árabes possuíam uma forte tendência para a atividade comercial, altamente lucrativa em virtude de, até o século XV, o Oriente Médio ser a única rota comercial ligando a Europa às Índias.
III. A região islâmica, tendo como figura o profeta Maomé, fundiu elementos judaicos e cristãos em uma mesma fé, espalhando-se rapidamente por todo o Oriente Médio e pelo Norte da África, a partir do século VII.

a) As sentenças I e II são verdadeiras.
b) As sentenças I e III são verdadeiras.
c) As sentenças II e III são verdadeiras.
d) Todas as sentenças são verdadeiras.

04. (VUNESP) O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:

a) politeístas e monoteístas
b) sunitas e xiitas
c) cristãos e muezins
d) sunitas e cristãos
e) xiitas e politeístas

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Respostas: 01 – A; 02 – C; 03 – C; 04 – B.

Exercícios de Civilização Bizantina (história)


01. (UFAC – 2009) O chamado “Cisma do Oriente” se deu em 1054, quando:

a) O Papa da igreja católica da Europa Ocidental fez aliança com o cristianismo de Constantinopla;
b) O Papa do ocidente se rende aos dogmas do mundo americano;
c) O Patriarca de Constantinopla, Miguel Cerulário, proclamou a autonomia total da Igreja Oriental em relação à Igreja Católica Ocidental;
d) Os religiosos do ocidente ficaram desconfiados dos hereges;
e) Os senhores feudais romperam com os dogmas da igreja católica na Europa ocidental;

02. (UFPE) Um estudo da economia bizantina no período medieval:

a)atesta um grande desnível social, com a presença da servidão, de latifundiários aristocratas e de uma Igreja de grande poder político;
b)registra a falta de prestígio dos comerciantes, que levavam uma vida urbana simples e sem ostentação;
c) mostra uma atividade comercial pouco desenvolvida e muito semelhante à do feudalismo europeu;
d) revela a força dessa economia, em razão das pequenas propriedades administradas com o apoio do poder estatal;
e) evidencia a falta de apoio do Estado na gestão dos negócios, devido à presença soberana da Igreja.

03. (UEMS - 2008) O que foi a Revolta Nika que ocorreu no Império Bizantino em 532 d.C.?

a) Um movimento contra o imperador Justiniano, provocado pelos seus inimigos políticos, os aristocratas legitimistas.
b) Um movimento cultural que ocorreu na Europa para difundir o velho testamento.
c) Uma tentativa de invasão dos bárbaros sobre o que restava do império romano ocidental.
d) Uma tentativa de tomar o poder do imperador Augusto, por uma parte do exército romano.
e) Um conjunto de prescrições da Igreja Católica Romana contra os bárbaros que invadiram Roma.

04. (UEL/PR - 2009) Justiniano (527-565), no Império Romano do Oriente, enfrentou diferentes dificuldades internas, inclusive nas relações entre a Igreja e o Estado, em virtude das heresias, como a dos monofisistas, que, entre outros princípios:

a) pretendiam a destruição de todas as imagens;
b) pregavam a natureza divina de Cristo;
c) defendiam o conhecimento de Deus inspirado no misticismo;
d) admitiam o dualismo de inspiração budista;
e) afirmavam a reencarnação das almas em corpos de animais.

05. (UNESP) A civilização bizantina floresceu na Idade Média, deixando, em muitas regiões da Ásia e da Europa, testemunhos de sua irradiação cultural. Assinale a importante e preponderante contribuição artística bizantina que se difundiu, expressando forte destinação religiosa:

a) adornos de bronze e cobre;
b) aquedutos e esgotos;
c) telhados e beirais recurvados;
d) mosaicos coloridos e cúpulas arredondadas;
e) vias calçadas com artefatos de couro.

06. (FGV/RJ) Do grande Cisma sofrido pelo cristianismo no século XI, resultou:

a) o estabelecimento de tribunais de Inquisição pela Igreja Católica;
b) a Reforma Protestante, que levou à quebra da unidade da Igreja Católica na Europa Ocidental;
c) a heresia dos albigenses, condenada pelo papa Inocêncio II;
d) a divisão da Igreja Cristã em Católica Romana e Ortodoxa Grega;
e) a Querela das Investiduras, que proibia a investidura de clérigos por leigos.

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Respostas: 01 – C; 02 – A; 03 – A; 04 – B; 05 – D; 06 – D.

Exercícios de Roma (historia)


01. (UFAM – 2009) Tal como a história dos gregos, também a dos romanos começou pelo desenvolvimento de instituições políticas assentadas na cidade e elaboradas em benefício de uma comunidade de homens livres – os cidadãos –
proprietários de terras e que reivindicavam a descendência direta dos fundadores de sua pátria. Em ambos os casos, estes cidadãos privilegiados conseguiram, no momento em que a vida urbana começou ganhar certa amplitude e consistência, eliminar a monarquia (cuja origem se confundia com a própria origem da pátria) dando início a instituições capazes de assegurar o seu domínio. FLORENZANO, M. B. O Mundo Antigo: economia e sociedade. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 56.

O texto aponta que os cidadãos romanos percorreram uma trajetória política singular. Sobre as instituições latinas ao longo deste processo podemos destacar:
I. O Senado, instituição mais importante do período republicano, que, no plano legislativo, aprovava as leis votadas nas assembleias, propunha novas leis para serem submetidas ao voto do povo, além de decidir sobre medidas excepcionais, como a de atribuir o poder supremo aos cônsules.
II. A Ditadura ou uma magistratura extraordinária, dotada de poderes excepcionais, substitutiva do Império, ao qual se recorria em momentos de particular gravidade.
III. O Tribunato da Plebe, cuja função era defender indivíduos e propriedades da plebe e administrar os jogos públicos, sendo o poder dos tribunos derivado do fato de serem invioláveis.

a) Apenas II é correta.
b) Apenas I é correta.
c) Apenas III é correta.
d) I, II e III são corretas.
e) I, II, e III são incorretas.

02. (PUC/PR – 2007) As lutas por riquezas e territórios sempre estiveram presentes na História. Na Antiguidade, o Mediterrâneo foi disputado nas Guerras Púnicas por:

a) romanos e cartagineses.
b) gregos e persas.
c) macedônicos e romanos.
d) romanos e germânicos.
e) gregos e romanos.

03. (UFMS – 2009) Sobre a história de Roma, é correto afirmar:

01. Paralelamente à versão lendária da fundação de Roma pelos irmãos gêmeos Rômulo e Remo, descobertas arqueológicas atestam que, antes de 753 a.C., a região do Lácio já era habitada por povos de diferentes etnias, organizados em comunidades agrícolas e pastoris, entre eles os etruscos que, entre os séculos VII e VI a.C., expandiram seu território e controlaram a monarquia em Roma.
02. O período republicano foi marcado por lutas entre patrícios e plebeus, as quais resultaram na criação de magistrados especiais, conhecidos como Tribunos da Plebe, encarregados de defender os interesses jurídicos, políticos e sociais da plebe junto ao Senado.
04. A expansão dos domínios romanos, na Península Itálica e em torno do Mar Mediterrâneo, acarretou uma desaceleração do processo de concentração fundiária nas mãos da aristocracia patrícia, haja vista que o Estado romano estabeleceu uma série de medidas visando distribuir terras aos pequenos e médios proprietários e à plebe urbana empobrecida.
08. Entre as maiores heranças culturais dos romanos, para a civilização ocidental, estão o Direito, bem como a língua latina, que serviu de matriz linguística a inúmeros idiomas modernos.
16. Deterioração do exército, crise de suprimento da mão de obra escrava, inflação, instabilidade política, instituição do colonato, como novo tipo de relação de trabalho, foram algumas das características que marcaram o período da história romana conhecido como Diarquia, instaurada entre os séculos III e V d.C.

04. (UEPB – 2009) Dentre os movimentos sociais que marcaram a República Romana, podemos destacar as lutas entre patrícios e plebeus. Sobre estas lutas, é correto afirmar:

a) O casamento entre patrícios e plebeus não foi permitido, apesar das conquistas do povo romano nas lutas contra os patrícios.
b) Apesar da marginalização política, não havia discriminação entre patrícios e plebeus.
c) Os plebeus conquistaram, em 367 a.C, o direito de participar do consulado com a promulgação da Lei Licínia, que também regulamentou a exploração das terras públicas.
d) Quando um patrício tornava-se insolvente, sem condições de pagar dívidas, tinha de se submeter ao nexum. Este foi um dos fatores que causou os conflitos entre plebeus e patrícios.
e) Em 450 a.C, foi publicada a Lei das Doze Tábuas, um dos fundamentos do Direito Romano, que não assegurou a igualdade jurídica entre patrícios e plebeus.

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Respostas: 01 – B; 02 – A; 03 – 11 (01+02+08); 04 – C.

Exercícios de Grécia e Egito (história)


01. (UFSCAR/SP – 2009) Analise a imagem:
É correto afirmar que a imagem representa:
a) uma cena do cotidiano dos hititas, na pesagem de mercadorias comercializadas com o povo egípcio.
b) acontecimentos do sonho de Moisés, de libertação do povo hebreu, quando era prisioneiro do faraó egípcio.
c) o início do mundo para os antigos egípcios, quando Nut, deusa do céu e das estrelas, anuncia sua vitória diante de Chu, deus do Ar.
d) o livro dos mortos dos egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro, pesando o coração de um morto para avaliar sua vida.
e) deuses egípcios da época da antiga dinastia ptolomaica: Amóm-Rá à direita, Thot acima e Set e Aton ao centro.

02. (UFC – 2009) Aos egípcios devemos uma herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram habilidosos cirurgiões e sabiam relacionar as doenças com as causa naturais; criaram as operações aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco. 

Sobre os egípcios, é correto afirmar também que:
a) foram conhecidos pelas construções de navios, que os levaram a conquistar as rotas comerciais para o Ocidente, devido a sua posição geográfica, perto do mar Mediterrâneo.
b) deixaram, além dos hieróglifos, outros dois sistemas de escrita: o hierático, empregado para fins práticos, e o demótico, uma forma simplificada e popular do hierático.
c) praticaram o sacrifício humano como forma de obter chuvas e boas colheitas, haja vista o território onde se desenvolveram ser desértico.
d) fizeram o uso da escrita cuneiforme, que inicialmente foi utilizada para designar objetos concretos e depois ganhou maior complexidade.
e) usaram as pirâmides para fins práticos, como, por exemplo, a observação astronômica.

03. (UEPB - 2009) No 5º século antes de Cristo, Atenas emergiu como uma proeminente cidade-estado (polis) grega. Marque a única alternativa que condiz com a organização política e econômica ateniense.

a) O modelo de democracia ateniense é uma criação da era moderna. Uma sociedade escravocrata, onde mulheres nada decidem e só os homens com posses é que podem votar e ser votados não pode ser mesmo aceita como democrática.
b) Atenas não conseguiu fazer crescer o comércio terrestre e marítimo, mesmo tendo desenvolvido seu sistema político-democrático, já que, ao contrário das outras cidades-estado gregas, não se situava na costa.
c) A formação de uma economia escravista contribuiu para o florescimento da civilização urbano-democrática ateniense, pois liberou os cidadãos livres do trabalho, dando-lhes tempo para se dedicarem à vida política e social da polis.
d) Ao contrário de todas as outras cidades-estado gregas, em Atenas se aceitava que estrangeiros participassem das assembléias que decidiam o funcionamento da sociedade. Isto a colocava como a polis mais democrática de toda a Grécia clássica.
e) A existência de clãs e tribos alfabetizados, independentes econômica e militarmente, pouco contribuiu para o desenvolvimento da democracia, já que defendiam formas de governos tiranos ou autocratas.

04. (URCA/CE - 2009) Canto de guerra espartano composto no século VII a.C.:
“É belo que o homem bravo, combatendo por sua pátria, tombe na primeira fila; mas o que deserta de sua cidade e dos seus campos férteis e vai mendigar, errando com sua querida mãe, seu velho pai e seus filhos, é o mais miserável dos homens...
Nós, corajosamente, combatemos por esta terra, morremos por nossos filhos, não poupamos nossa vida.
Ó jovens, combatei, unidos uns aos outros, não temais senão a vergonha da fuga, estimulai no vosso coração uma valente e sólida coragem, e não vos inquietais com a vida lutando contra o inimigo.”
Sobre a vida na sociedade espartana é correto afirmar:

a) Se dava grande valor às artes e ao conhecimento em geral, apesar do militarismo imperante.
b) As mulheres gozavam de certos direitos, inclusive o da participação militar no exército.
c) A nobreza tinha o privilégio de ser isenta do serviço militar, destinado somente aos homens comuns.
d) Os cidadãos eram livres e seu regime democrático permitia a todos a participação no poder político independentemente da renda ou origem.
e) Se priorizava a formação física e militar e a vida familiar estava subordinada ao convívio coletivo.


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Respostas: 01 – D; 2 – B; 3 – C; 4 – E.

Exercícios das primeiras civilizações (história)


01. (UFCSPA/RS - 2009) A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso = meio e potamos = água) e significa “terra entre rios”. A fertilidade desta região, localizada em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios. Sobre a civilização mesopotâmia, na Antiguidade Oriental, analisar os itens abaixo:

I – A estrutura social baseava-se na existência de uma pequena elite, controladora de uma vasta população que estava submetida ao trabalho compulsório, característica de um governo despótico, de fundamento teocrático, que domina todos os grupos sociais.
II – O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela administração de estoques de alimentos.
III – Na religião mesopotâmia, o governante era representado e compreendido por seus súditos mais como uma divindade viva do que como um representante dos deuses.
IV – Em termos políticos, a Mesopotâmia caracterizou-se por ter, na instituição monárquica, personificada no governante, o seu principal fator de unidade.

Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens I, III e IV.
d) Somente os itens II e IV.
e) Todos os itens.

02. (UFAM – 2006) “Se um homem alugar  um boi ou um asno, e se nos campos o leão matar o gado, é o proprietário do gado quem sofrerá a perda. Se um homem bater em seu pai, terá as mãos cortadas. Se um homem furar o olho de um homem livre, ser-lhe-á furado o olho”. Sendo um dos primeiros códigos de lei de que se tem conhecimento, este texto está associado:

a) Ao Império Babilônico sob o reinado de Hamurabi.
b) Ao Império Persa sob a dinastia de Talião.
c) Ao Império Persa sob o reinado de Cambises ll.
d) Ao Egito sob o reinado de Amenófis l.
e) A Sociedade ateniense sob a direção de Péricles.

03. (UFSC - 2006) “Bagdá – O famoso tesouro de Nimrud, desaparecido há dois meses em Bagdá, foi encontrado  em boas condições em um cofre no Banco Central do Iraque em Bagdá, submerso em água de esgoto, segundo informaram autoridades do exército norte-americano. Cerca de 50 itens, do Museu Nacional do Iraque, estavam desaparecidos desde os saques que seguiram à invasão de Bagdá pelas forças da coalizão anglo-americana. Os tesouros de Nimrud datam de aproximadamente 900 a.C. e foram descobertos por arqueólogos iraquianos nos anos 80, em quatro túmulos reais na cidade de Nimrud, perto de Mosul, no norte do país. Os objetos, de ouro e pedras preciosas,  foram encontrados no cofre do Banco Central, em Bagdá, dentro de um outro cofre, submerso pela água da rede de esgoto. Os tesouros, um dos achados arqueológicos mais significativos do século 20, não eram expostos ao público desde a década de 90. Uma equipe de pesquisadores do Museu Britânico chegará na próxima semana em Bagdá para estudar como proteger os objetos.” O ESTADO DE SÃO PAULO. Versão eletrônica. São Paulo: 07 jun. 2003. Disponível em: www.estadao.com.br. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) em relação às sociedades que se desenvolveram naquela região na Antigüidade:

01) A região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se localizam os territórios do Iraque, do Kweite (Kwait) e parte da Síria, era conhecida como Mesopotâmia.
02) Na Mesopotâmia viveram diversos povos, entre os quais podemos destacar os sumérios, acádios, assírios e babilônios.
04) A religião teve notável influência na vida dos povos da Mesopotâmia. Entre eles surgiu a crença em uma única divindade (monoteísmo).
08) Os babilônios ergueram magníficas construções feitas com blocos de pedra, das quais são exemplos as pirâmides de Gisé.
16) Os povos da Mesopotâmia, além da significativa contribuição no campo da Matemática, destacaram-se na Astronomia e entre eles surgiu um dos mais famosos códigos de leis da Antigüidade, o de Hamurábi.
32) Muitos dos povos da Mesopotâmia possuíram governos autocráticos. Entre os caldeus surgiu o sistema democrático de governo.

04. (UFSCAR – 2000) Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de:

a) solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional;
b) difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas;
c) entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos;
d) riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos;
e) terra firme, distanciada de rios e de curso d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.

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Respostas: 01 – B; 2 – A; 3 – 19 (01+02+16); 4 – A.

Exercícios de introdução a geografia / regionalizações (geografia)


01. (UFPB – 2009) A ciência geográfica utiliza-se de diversos conceitos, como espaço, região, paisagem, território e lugar, dentre outros, para explicar os fenômenos geográficos. Nesse contexto, é correto afirmar que o conceito de território

a) recorre à Matemática e à Estatística para a compreensão do fenômeno geográfico.
b) é usado, exclusivamente, para explicar as diferenças regionais no território brasileiro.
c) serve apenas aos cartógrafos para demarcar as fronteiras entre as nações.
d) é utilizado para explicar as diversidades econômicas, políticas e culturais dos grupos sociais.
e) explica os fenômenos ambientais e seus impactos na vida dos diferentes grupos sociais.

02. (URCA/CE – 2009) Analise as proposições sobre a formação do pensamento e da ciência geográfica.

(1) Na Idade Média, na Grécia Antiga; Heródoto, Hipocrates e Aristóteles, entre outros analisaram a dinâmica dos fenômenos naturais, elaboraram descrições de paisagens e estudaram a relação homem-natureza.
(2) Foi em meados do século XIX, graças aos trabalhos de dois pesquisadores franceses, Humboldt e Ritter, que a geografia foi fundada como ciência, com a gradativa sistematização do seu arcabouço teórico metodológico.
(3) Apesar de ter tido um importante papel no desenvolvimento da ciência geográfica, a geografia tradicional nos legou um ensino escolar centrado na memorização de mapas e dados estatísticos sobre população e economia, juntamente com as características físicas de clima, relevo, vegetação e hidrografia.
(4) Com o fim do socialismo real, houve uma redução da influência do marxismo nas ciências humanas, o que possibilitou a difusão de outras correntes teórico-metodológicas na geografia crítica, como a fenomenologia e o existencialismo, ao mesmo tempo em que as correntes críticas passaram a valorizar as novas tecnologias – computadores, satélites etc. – na interpretação do espaço geográfico. (5) Após três décadas de renovação e com o avanço da globalização, o crescimento de problemas como os conflitos étnicos, a questão ambiental, os movimentos terroristas, as crises financeiras etc., consolida-se a certeza de que a geografia é uma disciplina fundamental para a compreensão do mundo contemporâneo nas escalas local, nacional e mundial.

Marque a alternativa correta:
a) Todas as alternativas estão corretas
b) As alternativas 1 e 2 estão erradas e 3, 4 e 5 estão corretas.
c) As alternativas 1, 3, 4 e 5 estão corretas e 2 está errada.
d) As alternativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas e 1 está errada.
e) As alternativas 1, 2, 3 e 5 estão erradas e 4 está correta.

03. (UFC/CE – 2009) Existem diferentes modos de entender o espaço geográfico e de analisar e explicar a relação da sociedade com a natureza. Acerca dessa relação, assinale a alternativa que associa corretamente o posicionamento das correntes do pensamento geográfico ao seu modo de compreender a problemática da Amazônia ou de opinar sobre a intervenção humana na Região.

a) Os adeptos do Determinismo Geográfico culpam a gestão pública inadequada pela pobreza e pelo abandono em que vivem as populações locais.
b) Os seguidores da Geografia Quantitativa combatem o uso de recursos técnico-científicos modernos na reorganização do espaço regional.
c) Os defensores do Possibilismo atribuem às condições climáticas e à existência de solos desfavoráveis a responsabilidade pela pobreza da população regional.
d) Os defensores de uma perspectiva crítica explicam a problemática da Região como resultante de uma integração dos fatores naturais com os socioeconômicos.
e) Os que buscam compreender o espaço a partir de elementos culturais responsabilizam os povos indígenas pela condição atual de degradação da Região.

04. (UVA/RJ) Sobre a Geografia, seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens não é verdadeiro afirmar que:

a) A Geografia Tradicional tem por base metodológica a teoria marxista.
b) O espaço geográfico é fruto da dinâmica social (relação homem, natureza e trabalho) que se diferencia de acordo com a formação historia, no espaço e no tempo.
c) A Geografia ao longo de sua trajetória tem vivenciado avanços e recuos. Hoje, pode-se dizer que a Geografia apresenta grandes avanços metodológicos permitindo compreender a dinâmica e as contradições sociais do espaço geográfico.
d) A sala onde você esta fazendo esta prova para concorrer a uma vaga do vestibular, contem natureza transformada pelo trabalho social. Olhe para as paredes, carteiras e demais objetos ao seu redor e percebera isto. Quase tudo que nos cerca é o resultado do trabalho social sobre a natureza, inclusive o espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia.
 

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Respostas: 01 – D; 02 – B; 03 – D; 04 – A.

Exercícios de rochas, estrutura geológica e relevo ( geografia)


01. (UPF/RS - 2009) A superfície terrestre apresenta várias fisionomias ou irregularidades, que chamamos de “relevo”. A figura mostra, esquematicamente, as principais formas de relevo continental e oceânico
 
As formas de relevo identificadas na figura com os números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a:

a) Região Abissal, Plataforma Continental e Planalto
b) Região Pelágica, Depressão Relativa e Planície
c) Plataforma Continental, Depressão Absoluta e Montanha
d) Talude Continental, Planície e Planalto
e) Região Pelágica, Planície e Montanha

02. (UFAM – 2008) Os agentes internos que participam na formação do relevo são:

a) os abalos sísmicos, os solos e a ação dos ventos.
b) o vulcanismo, o intemperismo e os abalos sísmicos.
c) o tectonismo, o clima e a ação da água.
d) o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.
e) o tectonismo, os abalos sísmicos e os solos.

03. (UEFS/BA) Em relação às características da organização espacial do relevo brasileiro, pode-se afirmar:

I. A maioria do território brasileiro apresenta altitudes superiores a 800 m.
II. Os maciços são mais antigos, caracterizam-se pela presença de rochas cristalinas e são ricos em minerais metálicos.
III. O relevo brasileiro ainda sofre a ação de vulcões e terremotos, agentes externos formadores de grandes estruturas.
IV. Os planaltos em bacias sedimentares também apresentam nos contatos (planaltos – depressões) os relevos escarpados, caracterizados por frentes de cuestas.
V. O modelado dominante do Planalto Atlântico é constituído por morros com forma de topo convexo, definida por Ab’Saber como “Domínio dos Mares de Morros”.

Está correto o que se afirma em:
a) I, III, V
b) I, II e III
c) II, IV e V
d) III, IV e V
e) I, III, IV e V

04. (FGV/RJ) É muito comum que se faça referência a uma grande porção de terras genericamente chamadas de “Planalto Brasileiro”. Analisando-a, constata-se que esta denominação é:
a) correta, pois, apesar das diferentes estruturas geológicas, a unidade desse planalto está na homogeneidade das formas de relevo encontradas;
b) discutível, pois a identidade desse planalto reside no predomínio das baixas altitudes e não nas semelhanças geológicas;
c) cientificamente correta, pois sua unidade está relacionada aos processos de formação semelhantes, destacando-se a acentuada atividade tectônica recente;
d) correta, pois sua localização em área de clima tropical tornou semelhantes os processos erosivos responsáveis pelas formas de relevo encontradas;
e)discutível, pois neste conjunto encontram-se tanto estruturas geológicas como formas de relevo muito distintas.
 
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Respostas: 01 – C; 02 – D; 03 – C; 04 – E.