terça-feira, 28 de setembro de 2010

FEIÇÕES FLUVIAIS – Características principais dos rios (geografia)


01. (UEL/PR – 2008) Quando a maior parte do volume das águas depende do derretimento de geleiras ou do degelo de picos nevados, o rio se encontra na categoria:

a) arreica.

b) exorreica.

c) jusante.

d) montante.

e) nival.

02. (UEPG/PR) Sobre os rios, seus elementos, erosão, transporte e sedimentação fluviais, assinale o que for correto.

01. Nas regiões que normalmente coincidem com o seu curso superior, onde a maior declividade do terreno acarreta maior velocidade das águas, a ação erosiva de um rio é menos intensa.

02. Os rios de planalto geralmente possuem grande força hidráulica e têm importância para a produção de energia elétrica, fundamental para o desenvolvimento industrial.

04. As planícies de inundação ou aluvionais são formadas por ocasião das cheias dos rios.

08. As pequenas partículas de sedimentos, tais como silte e argila, são transportadas em suspensão constituindo-se na carga de suspensão de um rio.

16. Dando-se as costas para suas nascentes, à direita ficam as margens direitas e, à esquerda, as margens esquerdas.

03. (UEPG/PR – 2009) As características do relevo da América do Sul e, mais especificamente, do território brasileiro, fazem com que tenhamos no Brasil importantes rios, que fluem nas mais diferentes direções. Sobre este assunto, assinale o que for correto.

01. Rio São Francisco, conhecido como Rio da Integração Nacional, flui predominantemente no sentido sul–norte, com tendência sudoeste–nordeste e com deslocamento oeste–leste na sua porção final.

02. O Rio Paraná, que tem um importante potencial hidrelétrico, flui no sentido norte–sul, com tendência nordeste–sudoeste.

04. O Rio Amazonas, o de maior volume de águas do mundo, flui no sentido oeste–leste; ele nasce na Cordilheira dos Andes e deságua no Oceano Atlântico.

08. O Rio Paranapanema, que faz a divisa entre São Paulo e o Paraná ao norte de nosso estado, e o Rio Iguaçu, de grande potencial hidrelétrico, fluem predominantemente de leste para oeste, para o interior do continente.

16. O Rio Tocantins, importante afluente do Rio Amazonas, flui na direção norte– sul.

04. (FMN/PE – 2009) O Brasil apresenta uma das maiores riquezas hidrográficas do planeta. Embora pobre em lagos naturais, nosso território é fartamente banhado por rios extensos e caudalosos, configurando bacias fluviais de significativas dimensões e influências. Sobre isso, considere as seguintes proposições:

I. A Bacia Amazônica é a que apresenta maior potencial hidráulico do Brasil.

II. A Bacia do Paraná caracteriza-se pelo predomínio de rios de planície, com baixo aproveitamento hidrelétrico.

III. As usinas hidrelétricas de Itaparica e Moxotó localizam-se na Bacia do São Francisco.

IV. O Rio São Francisco apresenta-se, na atualidade, bastante assoreado, em função, principalmente, do desmatamento de seus terrenos ribeirinhos.

V. O Rio Amazonas “nasce” na cordilheira dos Andes, na Colômbia, e desemboca no Golfão Amazônico, onde o processo de sedimentação originou a ilha do Bananal.

São verdadeiras apenas as proposições:

a) II, III e V.

b) I, II e IV.

c) I, III e IV.

d) I, II e V.

e) II, IV e V.


O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de geografia com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.br


Respostas: 01 – E; 02 – 30 (02+04+08+16); 03 – 15 (01+02+04+08); 04 – C

O Surgimento do Islamismo (história)

01. (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na Unidade árabe, tem como fundamento:
a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.

02. (FGV) “Inspiramos-te, assim como inspiramos Noé e os profetas que o sucederam; assim, também inspiramos Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos, Jesus, Jonas, Aarão, Salomão, e concedemos os Salmos a Davi. E enviamos alguns mensageiros, que te mencionamos, e outros, que não te mencionamos; e Allah falou a Moisés diretamente… Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Allah senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Allah e o seu Verbo, que Ele enviou a Maria, e um Espírito d’Ele.”
Alcorão, 4:163-164 e 171.
O significado dos versículos do Alcorão Sagrado com comentários, p. 137-138.
A respeito do Islão é correto afirmar:
a) A religião muçulmana, apesar das influências do judaísmo e do cristianismo, significou uma ruptura com a tradição monoteísta ao estabelecer Alá como divindade superior a um conjunto de gênios e divindades secundárias.
b) A religião muçulmana surgiu no século VII, a partir das pregações de Maomé realizadas na Palestina, entre as tribos judaicas que haviam renegado o Livro Sagrado.
c) A pregação de Maomé, registrada no Alcorão, ajudou a reverter a tendência à fragmentação política e cultural dos povos árabes, fornecendo as bases religiosas para a expansão islâmica, a partir do século VII.
d) A pregação de Maomé foi registrada no Alcorão, primeiro livro sagrado escrito em hebraico e traduzido para o árabe, grego e latim, o que facilitou sua divulgação na Península Arábica, Palestina, Mesopotâmia e Ásia Menor.
e) A transferência da capital do império islâmico para Damasco, durante a dinastia Omíada, e para Bagdá, com a dinastia Abássida, provocou uma revalorização da cultura tribal árabe e a retomada dos valores panteístas dos primeiros califas.

03. (UEG – GO) O mundo islâmico, cotidianamente presente nos noticiários internacionais, possui um rico passado que remonta à Idade Média. Acerca da trajetória dessa civilização naquele período, julgue a validade das sentenças a seguir.
I. Em virtude das divergências religiosas e culturais entre muçulmanos e cristãos, poucas foram as influências da civilização islâmica sobre o mundo Ocidental até o final do século XV.
II. Originalmente nômades, os povos árabes possuíam uma forte tendência para a atividade comercial, altamente lucrativa em virtude de, até o século XV, o Oriente Médio ser a única rota comercial ligando a Europa às Índias.
III. A região islâmica, tendo como figura o profeta Maomé, fundiu elementos judaicos e cristãos em uma mesma fé, espalhando-se rapidamente por todo o Oriente Médio e pelo Norte da África, a partir do século VII.
a) As sentenças I e II são verdadeiras.
b) As sentenças I e III são verdadeiras.
c) As sentenças II e III são verdadeiras.
d) Todas as sentenças são verdadeiras.

04. (VUNESP) O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:
a) politeístas e monoteístas
b) sunitas e xiitas
c) cristãos e muezins
d) sunitas e cristãos
e) xiitas e politeístas


O conteúdo abordado por essas questões pode ser encontrado no REDE EDUCACIONAL na aula de história com o mesmo título. Acesse www.redeeducacional.com.br


Respostas: 01 – A; 02 – C; 03 – C; 04 – B.