quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Exercícios de direitos humanos (filosofia)

01. (UERN – 2009) “O delegado que investiga a execução de quatro jovens ocorrida em 7 de janeiro deste ano, no loteamento vale Dourado, na zona Norte de Natal, vai pedir prorrogação de prazo à Justiça para a conclusão do inquérito policial. Titular do 9º Distrito Policial, em Panatis, Jodelci Pinheiro disse que vai remeter o inquérito à Justiça na sexta-feira (6) – véspera de quando completa um mês da chacina – com o pedido de devolução. “Ainda não sei qual a Vara responsável por esta decisão porque é realizado um sorteio em que definem em qual delas o inquérito vai transcorrer”, explicou. [...]. O crime ocorreu na Rua Joana Ferreira da Cruz, no Vale Dourado. Os quatro jovens estavam sentados em uma calçada quando quatro homens em um Gol branco encostaram perto das vítimas e as executaram com tiros na cabeça, braços, pernas e abdômen. (O DELEGADO que..., 2009)”. A notícia veiculada no jornal relata um fato que se opõe
a) à Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao atentar contra o direito à vida.
b) à Lei do Desarmamento, que proibiu o porte de armas por qualquer cidadão ou agente público.
c) à Constituição Federal, em função da ausência de critérios objetivos e racionais na ação policial.
d) ao Tribunal de Justiça, devido à morosidade das investigações protelar o julgamento dos acusados.

02.“Tudo na natureza age segundo leis. Só um ser racional tem a capacidade de agir segundo a representação das leis, isto é, segundo princípios, ou: só ele tem uma vontade. Como para derivar as ações das leis é necessária a razão, a vontade não é outra coisa senão razão prática. Se a razão determina infalivelmente a vontade, as ações de um tal ser, que são conhecidas como objetivamente necessárias, são também subjetivamente necessárias, isto é, a vontade é a faculdade de escolher só aquilo que a razão independentemente da inclinação, reconhece como praticamente necessário, quer dizer bom”. (KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1995. p. 47.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a liberdade em Kant, considere as afirmativas a seguir.
I. A liberdade, no sentido pleno de autonomia, restringe-se à independência que a vontade humana mantém em relação às leis da natureza.
II. A liberdade configura-se plenamente quando a vontade humana vincula-se aos preceitos da vontade divina.
III. É livre aquele que, pela sua vontade, age tanto objetivamente quanto subjetivamente, por princípios que são válidos para todos os seres racionais.
IV. A liberdade é a capacidade de o sujeito dar a si a sua própria lei, independentemente da causalidade natural.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

03. A Declaração de Direitos (Bill of Rights) da Inglaterra de 1689, a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América de 1776 e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 da França são documentos que expressam um processo revolucionário abrangente que pode ser caracterizado como
a) declínio da aristocracia feudal, fim do poder monárquico e redemocratização dos Estados.
b) ascensão política da burguesia, queda do poder absolutista e fortalecimento do liberalismo.
c) igualdade de direitos para todos, fim das monarquias e difusão das ideias iluministas.
d) fim dos privilégios da nobreza, organização de repúblicas e difusão do positivismo.
e) ampliação dos direitos da burguesia, estabelecimento de democracias e declínio do liberalismo.

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Respostas: 01-A; 02-C; 03-C.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Águas oceânicas, continentais e geleiras (geografia)

01. (UDESC – 2009) Os oceanos estão em constante movimento, e as correntes marinhas causam grande impacto no clima do planeta, pois transportam águas quentes e frias por todas as partes do globo. Sobre mares e oceanos, é correto afirmar:
a) O Oceano Índico é o segundo maior oceano e o mais frio devido à sua localização.
b) Mares e Oceanos são sinônimos, pois ambos têm a mesma profundidade.
c) A posição geográfica dos oceanos não influencia na temperatura das suas águas.
d) O Oceano Pacífico é o maior do globo, cobre mais de um terço da superfície do planeta Terra.
e) A quantidade de água existente nos oceanos equivale à água encontrada nos rios e lagos do mundo, por isso há um razoável suprimento de água doce no mundo.

02. (AMAN/RJ) Sobre os principais movimentos da água dos mares, é INCORRETA a afirmação:
a) O movimento lento de subida e descida do nível da água do mar é denominado de corrente marinha.
b) As ondas são movimentos superficiais da água do mar provocadas pela ação dos ventos atmosféricos ou em razão de terremotos no fundo do mar.
c) O fenômeno da ressurgência ocorre quando correntes marinhas frias e quentes encontram-se, provocando movimentação das águas em um determinado lugar, e as águas frias de grande profundidade sobem em direção à superfície.
d) A atuação combinada da Lua e do Sol provoca sobre os oceanos o fenômeno das marés.
e) O movimento de rotação exerce influência sobre a movimentação da massa líquida da superfície terrestre.

03. (VUNESP) No litoral brasileiro, do sul da Bahia até o Maranhão, ocorre uma formação constituída por seres vivos que, além de proporcionar beleza natural, contribui para o aparecimento de importantes ancoradouros naturais. O texto refere-se à presença de
a) restinga.
b) duna.
c) falésia.
d) recife coralígeno.
e) lagoa costeira.

04. O arquipélago de Fernando de Noronha, as ilhas de Trindade e Martin Vaz e os rochedos São Pedro e São Paulo são ilhas oceânicas brasileiras. Considerando que essas ilhas não guardam nenhuma relação com o relevo continental, é correto dizer que sua origem está vinculada a
a) soerguimento de blocos falhados.
b) dobramentos terciários.
c) vulcanismo submarino.
d) ascensão do nível do mar.
e) acumulação de corais.

05. (UFPR) Com relação aos oceanos e mares da Terra, é CORRETO afirmar que:
01 - cerca de 3/4 da superfície total da Terra estão cobertos por uma grande massa líquida contínua, a qual pode ser dividida em oceanos e mares, entre os quais o mais extenso é o Atlântico;
02 - as marés são movimentos periódicos de subida e descida das águas oceânicas, provocadas pelas forças de atração da Lua e do Sol sobre a Terra;
04 - a importância das correntes marítimas reside no fato de disseminar e transportar espécies vegetais e animais pelas regiões por onde circulam. As correntes podem também amenizar ou acentuar as condições climáticas das regiões onde atuam;
08 - as unidades do relevo do fundo oceânico são: plataforma continental, talude, região pelágica e região abissal;
16 - na plataforma continental, estão as maiores reservas em exploração de petróleo brasileiro, localizadas ao longo da costa que se estende do Amapá a Sergipe.

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Gabarito: 01 – D; 02 – A; 03 – D; 04 – C, 05 – 06 (02+04).

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Exercícios de civilização bizantina (história)

01. (UFAC – 2009) O chamado “Cisma do Oriente” se deu em 1054, quando:
a) O Papa da igreja católica da Europa Ocidental fez aliança com o cristianismo de Constantinopla;
b) O Papa do ocidente se rende aos dogmas do mundo americano;
c) O Patriarca de Constantinopla, Miguel Cerulário, proclamou a autonomia total da Igreja Oriental em relação à Igreja Católica Ocidental;
d) Os religiosos do ocidente ficaram desconfiados dos hereges;
e) Os senhores feudais romperam com os dogmas da igreja católica na Europa ocidental;

02. (UFPE) Um estudo da economia bizantina no período medieval:
a)atesta um grande desnível social, com a presença da servidão, de latifundiários aristocratas e de uma Igreja de grande poder político;
b)registra a falta de prestígio dos comerciantes, que levavam uma vida urbana simples e sem ostentação;
c) mostra uma atividade comercial pouco desenvolvida e muito semelhante à do feudalismo europeu;
d) revela a força dessa economia, em razão das pequenas propriedades administradas com o apoio do poder estatal;
e) evidencia a falta de apoio do Estado na gestão dos negócios, devido à presença soberana da Igreja.

03. (UEMS - 2008) O que foi a Revolta Nika que ocorreu no Império Bizantino em 532 d.C.?
a) Um movimento contra o imperador Justiniano, provocado pelos seus inimigos políticos, os aristocratas legitimistas.
b) Um movimento cultural que ocorreu na Europa para difundir o velho testamento.
c) Uma tentativa de invasão dos bárbaros sobre o que restava do império romano ocidental.
d) Uma tentativa de tomar o poder do imperador Augusto, por uma parte do exército romano.
e) Um conjunto de prescrições da Igreja Católica Romana contra os bárbaros que invadiram Roma.

04. (UEL/PR - 2009) Justiniano (527-565), no Império Romano do Oriente, enfrentou diferentes dificuldades internas, inclusive nas relações entre a Igreja e o Estado, em virtude das heresias, como a dos monofisistas, que, entre outros princípios:
a) pretendiam a destruição de todas as imagens;
b) pregavam a natureza divina de Cristo;
c) defendiam o conhecimento de Deus inspirado no misticismo;
d) admitiam o dualismo de inspiração budista;
e) afirmavam a reencarnação das almas em corpos de animais.

05. (UNESP) A civilização bizantina floresceu na Idade Média, deixando, em muitas regiões da Ásia e da Europa, testemunhos de sua irradiação cultural. Assinale a importante e preponderante contribuição artística bizantina que se difundiu, expressando forte destinação religiosa:
a) adornos de bronze e cobre;
b) aquedutos e esgotos;
c) telhados e beirais recurvados;
d) mosaicos coloridos e cúpulas arredondadas;
e) vias calçadas com artefatos de couro.

06. (FGV/RJ) Do grande Cisma sofrido pelo cristianismo no século XI, resultou:
a) o estabelecimento de tribunais de Inquisição pela Igreja Católica;
b) a Reforma Protestante, que levou à quebra da unidade da Igreja Católica na Europa Ocidental;
c) a heresia dos albigenses, condenada pelo papa Inocêncio II;
d) a divisão da Igreja Cristã em Católica Romana e Ortodoxa Grega;
e) a Querela das Investiduras, que proibia a investidura de clérigos por leigos.

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Gabarito: 01 – C; 02 – A; 03 – A; 04 – B; 05 – D; 06 – D.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Exercícios de formações vegetais e vegetaçao brasileira (geografia)

01. (UFMS – 2009) Observe o planisfério apresentado abaixo.

A sequência dos seguintes biomas terrestres: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Pradaria, Deserto e Floresta Tropical, no planisfério, pode ser encontrada no eixo:
a) A - B
b) C - D
c) E - F
d) G - H
e) I – J

02. (FURG/RS – 2009) O diagrama abaixo representa os limites de temperatura e precipitação das áreas de ocorrência dos biomas terrestres.

Analise o diagrama e assinale a alternativa com bioma correspondente à área hachurada.
a) Floresta tropical úmida.
b) Tundra.
c) Desertos.
d) Floresta temperada decídua.
e) Floresta boreal.

03. (FFFCMPA/RS – 2009) Ocupando extensa área do território brasileiro e composta, essencialmente, por uma formação florestal latifoliada com variedade enorme de espécies vegetais, este espaço está vinculado a um tipo climático equatorial úmido, caracterizando-se por ser uma das regiões mais chuvosas do planeta. Em certos locais, a existência de clareiras com vegetação rasteira, como os campos, contrasta com o restante da formação. O trecho acima se refere à (ao):
a) Mata atlântica.
b) Mata de araucária.
c) Floresta latifoliada tropical úmida de encosta.
d) Floresta amazônica.
e) Pantanal.

04. (UFRRJ - 2009) A vegetação natural de uma área é a expressão das características do solo, relevo e clima, e das interações entre esses elementos ao longo do tempo. Leia as afirmativas I, II e III, que descrevem os tipos de vegetação do Brasil.
I. É uma floresta densa e intrincada, as plantas crescem muito próximas umas das outras, e é comum a ocorrência de plantas parasitas. Desenvolve-se em região de clima quente e úmido.
II. Constitui-se basicamente por vegetação arbustiva e herbácea. Desenvolve-se em clima tropical semiúmido.
III. Predominam as espécies lenhosas e herbáceas, de pequeno porte, geralmente dotadas de espinhos. Desenvolve-se em área de clima semiárido.
Assinale a única alternativa que contém todas as formações vegetais descritas:
a) I. Mata Atlântica, II. Caatinga e III. Mata de Araucária.
b) I. Pantanal, II. Cerrado e III. Floresta Amazônica.
c) I. Floresta Amazônica, II. Caatinga e III. Mata de Araucária.
d) I. Floresta Amazônica, II. Cerrado e III. Caatinga.
e) I. Mata de Araucária, II. Pantanal e III. Mangue.

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Gabarito: 01 – A; 02 – A; 03 – D; 04 – D.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Exercicios de Sociedade, individuo e classes sociais ( sociologia)

01. (UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:

a) a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaragüense.
e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.

02. (UEL) A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir.
I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.
II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.
III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.
IV. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e III.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

03. (UEM/PR – 2008) Em termos sociológicos, assinale o que for correto sobre o conceito de classes sociais.

01) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.
02) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme a dinâmica dos modos de produção.
04) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
08) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
16) A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a idéia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.

04. (UFUB/MG) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica:

a) Pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
b) Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
c) Pelas diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
d) Pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades

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Gabarito: 01-B; 02-C; 03 – Soma: 27 (01+02+08+16); 04-B.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Exercícios de Anomalias climáticas e climas do Brasil (geografia)

01. (UNEAL - 2009) A imagem abaixo refere-se a qual problema ambiental?
a) Ilha de Calor
b) Chuva ácida

c) Efeito estufa
d) Eutrofização

e) Salinização


02. (UFV/MG – 2009)Analise as figuras abaixo, que representam climogramas:


Com base na análise dos climogramas e nos conhecimentos sobre os tipos de climas, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a sequência de climas:
a) Equatorial, Tropical Semiárido e Tropical de Altitude.
b) Tropical de Altitude, Equatorial e Tropical Semiárido.

c) Equatorial, Tropical Úmido e Tropical Semiárido.

d) Tropical Semiárido, Tropical de Altitude e Equatorial.


03. (UFRN – 2009) O clima do Brasil é influenciado pela atuação de diferentes massas de ar. A respeito das massas de ar que interferem nas condições climáticas do país pode-se afirmar que

a) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Norte e no inverno sua atuação limita-se ao litoral nordestino e a Amazônia Ocidental.

b) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Sul e no inverno atua sobre o litoral nordestino, a Amazônia Ocidental e as regiões Sul e Sudeste.
c) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Depressão do Chaco e sua influência no Brasil abrange o sul das regiões Norte e Nordeste.
d) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Amazônia e sua influência no Brasil restringe-se as regiões Norte e Centro-Oeste.



04. (FUVEST/SP) As afirmações seguintes relacionam-se a acordos internacionais – Rio de Janeiro (1992) e Kyoto (1997) – para redução da emissão de gases que intensificam o efeito-estufa (gases-estufa):

I - Os Estados Unidos, destaque nas negociações, são o principal país a emitir gases-estufa devido ao grande volume de sua atividade econômica.

II - O Brasil propôs, no Rio de Janeiro, que um país possa comprar, de outro, parte da cota de emissão de gases-estufa.

III - Os acordos internacionais esbarram em interesses dos produtores de petróleo e de automóveis.

IV - Os países, em Kyoto, concordaram em diminuir, no início do século XXI, a emissão de gases-estufa. Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, II, III e IV.

d) II e IV.

e) II, III e IV.

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Gabarito: 01 – A; 02 – C; 03 – B; 04 – B.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Exercícios de Egito ( História)

01. (UFSCAR/SP – 2009) Analise a imagem:


É correto afirmar que a imagem representa:

a) uma cena do cotidiano dos hititas, na pesagem de mercadorias comercializadas com o povo egípcio.
b) acontecimentos do sonho de Moisés, de libertação do povo hebreu, quando era prisioneiro do faraó egípcio.
c) o início do mundo para os antigos egípcios, quando Nut, deusa do céu e das estrelas, anuncia sua vitória diante de Chu, deus do Ar.
d) o livro dos mortos dos egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro, pesando o coração de um morto para avaliar sua vida.
e) deuses egípcios da época da antiga dinastia ptolomaica: Amóm-Rá à direita, Thot acima e Set e Aton ao centro.


02. (UFC – 2009) Aos egípcios devemos uma herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram habilidosos cirurgiões e sabiam relacionar as doenças com as causa naturais; criaram as operações aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco. Sobre os egípcios, é correto afirmar também que:

a) foram conhecidos pelas construções de navios, que os levaram a conquistar as rotas comerciais para o Ocidente, devido a sua posição geográfica, perto do mar Mediterrâneo.
b) deixaram, além dos hieróglifos, outros dois sistemas de escrita: o hierático, empregado para fins práticos, e o demótico, uma forma simplificada e popular do hierático.
c) praticaram o sacrifício humano como forma de obter chuvas e boas colheitas, haja vista o território onde se desenvolveram ser desértico.
d) fizeram o uso da escrita cuneiforme, que inicialmente foi utilizada para designar objetos concretos e depois ganhou maior complexidade.
e) usaram as pirâmides para fins práticos, como, por exemplo, a observação astronômica.


03. (UEPB - 2009) No 5º século antes de Cristo, Atenas emergiu como uma proeminente cidade-estado (polis) grega. Marque a única alternativa que condiz com a organização política e econômica ateniense.

a) O modelo de democracia ateniense é uma criação da era moderna. Uma sociedade escravocrata, onde mulheres nada decidem e só os homens com posses é que podem votar e ser votados não pode ser mesmo aceita como democrática.
b) Atenas não conseguiu fazer crescer o comércio terrestre e marítimo, mesmo tendo desenvolvido seu sistema político-democrático, já que, ao contrário das outras cidades-estado gregas, não se situava na costa.
c) A formação de uma economia escravista contribuiu para o florescimento da civilização urbano-democrática ateniense, pois liberou os cidadãos livres do trabalho, dando-lhes tempo para se dedicarem à vida política e social da polis.
d) Ao contrário de todas as outras cidades-estado gregas, em Atenas se aceitava que estrangeiros participassem das assembléias que decidiam o funcionamento da sociedade. Isto a colocava como a polis mais democrática de toda a Grécia clássica.
e) A existência de clãs e tribos alfabetizados, independentes econômica e militarmente, pouco contribuiu para o desenvolvimento da democracia, já que defendiam formas de governos tiranos ou autocratas.


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Respostas: 01 – D; 2 – B; 3 – C;